sábado, 18 de outubro de 2014

Como criar uma página de destino (landing page) eficaz?

Chama-se página de destino a primeira página em que um visitante chega depois de clicar em um link, por exemplo, um link compartilhado em uma campanha de e-mail. Também chamada de "página de aterrissagem", é uma home page que tem um conteúdo particularmente relacionado com o usuário. 

A página de destino é otimizada para converter a visita de um usuário em um contato ou em contrato para empresa. Para atingir esse objetivo, deve ser concebida a partir de uma estratégia global de marketing. Isso requer um conhecimento dessa ferramenta, mas também implica no respeito das boas práticas e do aproveitamento das mais recentes técnicas. 


O que é uma página de destino?

A página de destino é uma página web otimizada para acolher o usuário. Fala-se também da página de aterrissagem ou página de destino. 
Ela é aberta depois de um clique do usuário em um link compartilhado para este propósito. O conteúdo é diferente de uma home page tradicional: ela oferece um conteúdo mais específico para aquilo que o internauta pesquisa na Internet. 

O link de tal página pode ser inserido no e-mail, na publicidade visual, em uma campanha de adwords, em um texto hospedado em um site de terceiros. 

A página de destino pode ser temporária, ou seja, publicada como parte de uma campanha, ou permanente. Ela, na maior parte do tempo, faz parte de uma estratégia de marketing. 

É importante distinguir a página de destino e a página inicial de um site. A página de destino responde a uma pesquisa específica e direcionada, por exemplo, uma página de destino que agrupa ofertas especiais de produtos como parte de uma campanha, ao invés de uma página inicial de um site vitrine. 

Os desafios de uma página de destino

O papel de uma página de destino é converter a visita do usuário em um resultado significativo para a empresa. Ela, portanto, desempenha um papel fundamental como parte de uma campanha de marketing e deve garantir uma boa taxa de conversão. 
Com o uso da plataforma móvel cada vez mais regular (tablet ou smartphone) para acessar a Internet, a página de destino também responde a novos desafios técnicos. Ela deve ser sensível à isto para se adaptar a novas plataformas de leitura. 

Ela, também pode responder a uma variedade de campanhas, com pesquisas específicas: ser uma ferramenta eficaz para a conversão, se adaptar a plataformas de leituras dos usuários e propor um conteúdo específico. 

Criar uma página de destino eficaz

Definir os objetivos da página de destino

A página de destino pode atender objetivos diferentes para a campanha. Para melhor identifica-las, várias etapas são necessárias. Vejamos quais são elas, abaixo: 

Conheça melhor o alvo: para quais os usuários a página será destinada? Qual vocabulário e qual visual lhes falará melhor? Quais são os seus hábitos de navegação? 

Defina os objetivos esperados: que tipo de conversão estão previstos para a página de destino? (registro das coordenadas, download de um documento, fixar uma reunião, comprar um produto, procura um site vitrine ...). 

O alvo da mídia: como a internet, ele vai encontrar a página de destino? É uma campanha em um site, em e-mails, em redes sociais ou através de motores de busca? 

As melhores práticas para transformar o contato

A página de destino deve ser projetada para convencer um alvo particular. Ela pode ser adaptada em função das campanhas para alcançar os utilizadores alvos mais próximos. Para cada página de destino, deveria-se escolher um visual único e textos claros e concisos. Além do mais, a página de destino pode ser otimizada com palavras-chave específicas para promover a seu SEO nos motores de busca. 
Favorecer o uso prioritário do botão de ação, também conhecido como "Calltoaction/apelo à ação". Este botão vai permitir que o usuário execute a ação para a qual a página de destino foi projetada: para gravar as coordenadas, baixar um documento, fazer um comentário ou comprar um produto ... 

Desta forma, insira, na página inicial, um link para a home page do site vitrine ou o site corporativo da empresa. 

Compreender e usar o design responsivo

Os usuários da Internet se conectam cada vez mais a partir de um dispositivo móvel (smartphone ou tablet). O design responsivo, ou seja, a adaptação da página de destino como suporte é uma técnica essencial. Quanto a um site, o design responsivo permite que uma página caiba na resolução de tela disponível. Ao usar as regras e as propriedades de CSS 3, as colunas e as imagens se ajustam e se dimensionam de acordo com o tamanho da tela do dispositivo utilizado pelo usuário. 

Vantagens

As vantagens são muitas com isso: a ergonomia e a mensagem da página de destino permanecem intactos, o URL da página de destino é o mesmo para todos os usuários, independentemente do meio, e a experiência de leitura do usuário é privilegiada, com um risco de perda menor. 

Saiba mais sobre aqui

Medir a eficácia de uma página de destino

A eficácia de uma página de destino pode ser medida através de diversos indicadores. A taxa de conversão é a proporção de usuários que responderam aos objetivos da página de destino. 
Exemplo: número de pedidos feitos, número de contatos registrado, números de documentos baixados. 

Eles podem ser comparados com o número de visitas registradas, mas também com o número de cliques no botão de ação. A taxa de rejeição é um indicador importante a ser considerado. Ele estima o número de usuários da Internet que deixaram a página de destino, sem realizar a ação pretendida. Outros indicadores também são usados para calcular os links mais clicados na página. Esses resultados são importantes para melhorar se desempenho na próxima campanha ou fazer melhorias em uma página de destino existente. 

Para saber mais

Tendências e Ferramentas de e-mails marketing:tendências e novas ferramentas 

Conhecer os Responsives design 

Usar as redes sociais para a sua estratégia B2B 

Image: © Fotolia.com.

Tradução feita por Ana SpadariFonte: Kioskea.
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