Sumário e hierarquização automáticos
A utilização da hierarquização no Word permite gerar automaticamente um sumário. Além do mais, permite simplificar as modificações de estilo e de paginação aplicadas nos títulos dos capítulos e parágrafos. Uma modificação efetuada somente em um título é aplicada automaticamente nos outros títulos de nível equivalentes.Seleção da paginação
É necessário antes escrever o título, como por exemplo: "A espectografia vibracional". Selecioná-lo, modificar seu estilo e assinalar como Título 1. Para fazer isso, é preciso ir na barra de ferramentas que gerencia os estilos de paginação ou no formato Estilo e Paginação:Ser houver outros títulos, de nível diferente, basta selecionar o texto do título, e ir na barra de ferramentas da paginação e selecionar o nível que se deseja atribuir à ele. Repita isso para todos os títulos.
Hierarquização
Agora, é preciso introduzir os números de cada título e fazer uma numeração específica para cada nível. Faça um clique direito em cima do título de nível 1, escolha números, uma janela se exibirá na tela:Selecione a aba Hierarquização e escolha o Estilo de Hierarquização. Clique em Personalizar, mas somente se quiser modificar alguns elementos da paginação. Senão clique em OK. É possível alterar a hierarquização em andamento. Como foi dito anteriormente, clique em Personalização, para obter uma nova janela:
Neste caso, o nível 2 deverá ser alterado. No quadro Nível, a esquerda, escolha quais dos níveis você quer melhorar. No quadro Forma de numeração, é possível acrescentar um texto que aparecerá em cada título do nível 2, ou de acrescentar os hifens ou travessões que farão o papel de separadores. O quadro Numeração permite escolher o estilo de numeração e a direita é possível escolher a partir de qual número deverá começar a numeração. No quadro Nível precedente, é possível exibir os números dos parágrafos precedentes.
Neste exemplo: aparece o número do nível precedente que é o número I.
Se quisermos alterar o nível 3, 4 etc, basta clicar no nível que desejamos alterar e fazer as modificações. Assim que elas forem feitas, não esqueça de validá-las, clicando em OK. Quando um novo parágrafo começar, para configurar o título do parágrafo, basta digitar o texto, selecioná-lo e ir na caixa de ferramentas da paginação para escolher o nível. Para facilitar, recomendamos exibir a lista das paginações. Para tanto, ir em Formato > Estilos e paginação. A lista, de todas as formas de paginações, vai abrir.
Elaboração do Sumário automático
Agora que programamos os títulos e os níveis de hierarquização, devemos gerar um índice. Para tanto, clicar no lugar que pretendemos colocar o índice e clicar em Inserir > Referência > índice e Index . Depois, clique na aba índice:Isto permite modificar os separadores entre o título e o número da página, definir o número de níveis que serão exibidos e alterar a configuração formal do texto do sumário:
Uma pequena vantagem do sumário automático
Ele é inserido como link hypertexto, o que quer dizer que ele pode nos direcionar diretamente para a página correspondente ao título. Para tanto, basta colocar o cursor do mouse sobre o título do parágrafo que desejamos atingir, pressionar a tecla CTRL, logo depois um clique esquerdo. É muito prático quando o documento contém mais de 20 páginas, isto permite ir diretamente para uma sessão, sem utilizar a barra deslizante.
via ccm
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