segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Adaptar o seu site de e-comércio para vender melhor

Durante a sua existência on-line, um site pode passar por uma ou mais reestruturações. Estas são etapas essenciais para que o conteúdo permaneça adaptado às novas tecnologias e às mudança de hábitos dos usuários. Esta adaptação é particularmente justificada para os sites de e-comércio, que tem um volume de negóciosimpactado pela taxa de conversão no site. Assim, quais são as mudanças técnicas necessárias para acompanhar os usuários no processo de compra? 

  • Quais as tendências de e-commerce em 2015-2016?
    • O m-commerce, um desafio para os sites de compras on-line
    • Vantagens para a estratégia de cross-channel para o seu site de e-commerce
  • Aumentar a taxa de conversão da sua loja on-line
    • Compreender melhor a taxa de conversão
    • Como melhorar a sua taxa de conversão?
    • Alguns números
  • Para saber mais

Quais as tendências de e-commerce em 2015-2016?

O site ecommercemag.fr (francês) mostrou no seu dossiê Tendências do e-commerce em 2015, que o comércio móvel (m-commerce) e o Cross-Channel estão em franca ascensão. 

O m-commerce, um desafio para os sites de compras on-line

Entre 2013 e 2014, a Federação de e-commerce e vendas à distância observou um aumento de 54% no volume de negócios realizado no m-commerce . Esta tendência continuou em 2015, com uma estimativa de + 60% em relação ao ano passado. No entanto, de acordo com Fevad, apenas 24% dos atores nas vendas on-line tem um site móvel ou um aplicativo móvel para receber encomendas. Estes dados foram tirados desta fonte (documento pdf). Eles são apenas 53% de acordo com Ecommercemag.fr à possuir um site móvel acessível, e 10%, a mais a cada ano, a passar seu site para a versão móvel. 

Os riscos são consideráveis para os e-comerciantes, o que implica em: 

Adaptar-se aos novos hábitos de navegação móvel dos usuários; 
Propor um suporte onde os usuários móveis possam fazer encomendas 
Responder aos novos padrões de navegação a partir de um suporte móvel. 

Saiba que, desde abril de 2015, o Google mudou seu algoritmo para dar mais visibilidade aos sites internet acessíveis a partir de um smartphone ou de um tablet. Os sites que atendem aos critérios de navegação móvel podem beneficiam-se de um melhor posicionamento nos resultados de busca. 
Leia mais sobre o Algoritmo mobile-friendly do Google 

Vantagens para a estratégia de cross-channel para o seu site de e-commerce

Estabelecer uma estratégia de cross-channel é possível para todos os canais de comunicação com o cliente ou à prospecção. A estratégia de comunicação é então refletida como um todo, independentemente do meio em que a empresa se expressa (e-commerce, redes sociais...). 
Os benefícios são: melhor suporte ao cliente em seu processo de compra, a sinergia entre os diferentes canais, ou mesmo entre a loja on-line e a loja física, uma imagem modernizada da empresa e da relação com o cliente. 

No momento de uma reestruturação do site de vendas on-line, este aspecto pode fomentar o crescimento da taxa de conversão. Trata-se, assim, de integrar o conjunto dos canais de venda ou de comunicação com o projeto de reestruturação. 
Em seu estudo sobre as tendências do e-commerce em 2015, o Ecommercemag.fr estimou que 38% dos sites de varejo on-line já implementou uma estratégia de cross-channel, e 1 de 4 e-varejista uma reflexão. 

Aumentar a taxa de conversão da sua loja on-line

Compreender melhor a taxa de conversão

A taxa de conversão é a percentagem de usuários da Internet que completou uma ação específica em um site. No caso de sites de compras on-line, esta é a porcentagem de visitantes quecompletou uma transação on-line , em comparação com o número total de visitantes. 

Para aumentar seu volume de negócios, um site de e-commerce dispõe de algumas alavancas: 

Aumentar o número de visitantes, 
Melhorar as taxas de conversão, 
Aumentar o carrinho médio de compras de seus visitantes. 

Note que, melhorar a taxa de conversão e o carrinho médio de compras são os meios mais seguros. Um aumento no número de visitantes, na verdade, não garante uma taxa de conversão similar ou mais elevada. 

Como melhorar a sua taxa de conversão?

Trata-se de responder mais pontualmente às expectativas dos consumidores referente ao próprio produto, mas também em relação à experiência de navegação proposta no site. Para este objetivo, as seguintes pistas deveriam ser exploradas durante a reestruturação do site: 
Melhorar a visualização das fichas técnicas dos produtos a partir de um suporte móvel, 
Melhorar a velocidade do carregamento das páginas, 
Pensar na ergonomia de navegação seja qual for a plataforma, 
Destacar as informações importantes, 
Melhorar o design e a aparência do site, 
Reduzir o número de etapas para finalizar o pedido, 
Integrar os meios de pagamento adaptados ao suporte móvel. 

Alguns números

O barômetro do desempenho do e-commerce Kantar Media Compete e Google realizado em 2014 mostra alguns números sobre os principais setores do e-commerce. Eles dizem respeito, em particular, às referências da taxa de conversão para estes setores: 

Confecção: taxa de conversão por visita de 3%, 
Calçados: 2,7% 
High-tech: 3,8% 
Móveis: 1,8% 
Para a fonte destes números, clique aqui 

Para saber mais

Atualize o site da sua empresa: como, porquê 
E-commerce: escolher os meios adequados de pagamento
via ccm
Anterior
Proxima

Postador

Postagens Relacionadas

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.