domingo, 8 de março de 2015

Dicas para usar o DVD Shrink no computador

DVD Shrink é um programa bem eficiente para copiar DVDs para o computador. O recurso é útil para quem está precisando fazer uma cópia de backup e gravar mídias por exemplo, ou só quer manter como backup no PC. Uma das vantagens do DVD Shrink é que o usuário pode ter uma análise inicial do DVD, em uma pré-visualização rápida, na qual é possível detectar possíveis erros ou partes danificadas da mídia. Para ajudar a conhecer um pouco mais do programa, veja essas cinco dicas do Shrink.
DVD Shrink (Foto: Reprodução/DVD Shrink)DVD Shrink (Foto: Reprodução/DVD Shrink)
1) Copiar DVDs
O DVD Shrink tem umas funcionalidades bem interessantes para quem está precisando copiar um DVD para o computador, e depois gravar a mídia. Nesse quesito, ele funciona de forma bem simples. 
Para começar o processo, basta inserir o disco, clicar em “open disc” e aguardar: o programa vai fazer uma análise automática mais rápida para ver se não tem nenhum erro na mídia. Essa recurso é bem importante, já que impede a gravação de DVDs defeituosos, por exemplo.
Cópia e gravação do DVD (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Cópia e gravação do DVD (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Para continuar, selecione o botão “Backup”, no menu do topo, sendo possível selecionar a opção para salvar em formato ISO (que é da gravação de DVD), ou fazer o backup dos arquivos do DVD em uma pasta do computador (em formato VOB). No primeiro caso será pedido um novo disco após a conclusão da cópia, para gravar usando o programa Nero. No segundo caso será guardada uma cópia no computador, que pode ser executada normalmente.
Lembre de deixar marcada a opção “Create Video_TS and Audio_TS subfolders”. Depois basta concluir em “OK”. Esse processo de cópia é um pouco demorado, dependendo da potência do computador e do tamanho do DVD. Para um tradicional de 4.7 GB, costuma levar cerca de 35 minutos até 1h. Durante a cópia é possível manter um preview lateral da mídia ou retirar.
2) Informações do DVD
Uma das vantagens do DVD Shrink é que ele separa todos os dados e informações inclusos no DVD. Portanto, é possível escolher quais idiomas e legendas deseja manter na sua cópia. Além disso, o usuário pode acessar informações do menu do DVD, que normalmente são disponíveis em vários idiomas, e escolher quais deseja manter. As pastas principais ficam organizadas no lado esquerdo, e as informações mais detalhadas aparecem na lateral direita do programa.
Informações detalhadas do DVD (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Informações detalhadas do DVD (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Essa divisão costuma começar com uma pasta para os “menus”, que são aquelas exibições no DVD que aparecem antes de começar o vídeo, normalmente com informações de áudio, legenda e uma imagem principal. Depois vem uma pasta com o vídeo em si, e caso tenha alguns extras selecionados, eles também estarão separados na pasta final. Caso você tenha gravado um DVD mais simples, aparecerá apenas uma pasta com suas informações gravadas.
3) Análise completa
Além da análise inicial, o programa permite que o usuário faça uma leitura mais completa do DVD, que costuma demorar um pouco mais, cerca de 20 a 30 minutos. A análise completa detecta erros na mídia, verificando cada frame (menor parte) dos vídeos incluídos no DVD, por exemplo. A média costuma ficar em 76 frames por segundo, para não demorar muito caso o vídeo gravado no DVD seja muito longo.
Análise do DVD (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Análise do DVD (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Para acessar essa função, primeiro é necessário abrir o DVD no Shrink, com a dica anterior. Depois, basta selecionar o botão “Analysis”, no menu do topo. Depois você terá a garantia de que não há erros no DVD, já que durante a análise o programa possibilita rodar um pequeno preview na mesma janela.
4) Compactar mídias
Uma funcionalidade bem interessante é a possibilidade de compactar mídias sem perder muito da qualidade do DVD. Isso porque ele oferece a opção de retirar as informações que você não deseja copiar, como idiomas e legendas extras, por exemplo. Além disso, é possível gravar só o vídeo, sem os menus iniciais. O programa também oferece um recurso próprio para compactação, e exibe o tamanho total do vídeo no topo. Dessa forma, é possível ajustar quantos GBs ou MBs o usuário quer manter para gravar sua cópia. Para conhecer o processo, confira como usar o DVD Shrink para compactar filmes.
Compactar mídias com o programa (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Compactar mídias com o programa (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
5) Configurações do programa
O DVD Shrink tem algumas boas opções de configurações. Para acessar, clique em “Edit” e selecione “Preferences”. Na primeira aba é possível ajustar as informações de compressão do DVD e ainda selecionar se deseja formatar em um DVD tradicional, com 4,7 GB, um Dual-Layer, com 8,5 GB ou personalizar o tamanho em “Custom”. Na segunda aba, é personalizada as configurações do preview, com opções para selecionar o tipo de áudio em estéreo, 5.0 surround, por exemplo.
Configurações do programa (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Configurações do programa (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Na categoria de “output files” é possível remover algumas configurações embutidas no DVD. Depois, na aba “Stream Selections”, o usuário pode selecionar o idioma e legenda padrões de leitura do DVD, sendo melhor indicado deixar ambos na opção de todas as linguagem (All Languages), e por fim em “File I/O o usuário pode pré-definir a gravação direta com o programa Nero, por exemplo. Nesse caso, o usuário precisa copiar o DVD em formato ISO, lá na primeira dica, e depois o Shrink permite a gravação direta da mídia em outro DVD, usando o Nero como intermediário, além de outras preferências.
Fonte: TechTudo.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.