Em fase experimental, nova rede que utiliza luz para trafegar dados poderia atingir velocidade superior a 3 terabits por segundo, diz pesquisadores.
Talvez um dia você tenha a possibilidade de "irradiar" dados pela sua sala de estar - literalmente.
Pesquisadores na Universidade de Oxford desenvolveram uma tecnologia que, de acordo com IEEE Spectrum, "leva luz (linhas de dados em fibra ótica), amplifica e irradia ao redor do cômodo". O resultado do novo sistema experimental de tráfego pode transmitir dados até 100 GB por segundo (Gbps).
A 100Gbps, esta tecnologia transmite dados a uma taxa que excede em muito a atual rede sem fio disponível.
E os pesquisadores de Oxford dizem que este é apenas o começo - a equipe de pesquisa diz que pode ser capaz de taxas superior a 3 terabits por segundo.
É claro que há algumas limitações para este tipo de tecnologia. A partir do momento em que se utiliza luz para trafegar dados, você precisa de uma clara linha de visão entre os transceptores. Da mesma forma, transferir dados através de paredes estaria fora de questão.
De acordo com o IEEE Spectrum, a equipe de pesquisa está trabalhando "para desenvolver um sistema de rastreamento e localização, de modo que um usuário possa colocar um laptop em um ponto qualquer em uma mesa e o sistema encontrá-lo e criar um link."
Provavelmente você não verá uma conexão de 100Gbps na sua casa tão cedo, especialmente se considerar que conexões de Internet via cabo alcance uma taxa de 150-megabit atualmente.
Ainda sim, com nosso apetite insaciável por banda larga, não é irreal pensar que um dia nós poderemos ver algo como a rede de tecnologia de Oxford em nossas casas.
Fonte: http://idgnow.com.br/internet/2015/02/17/novo-sistematransmite-dados-a-100-gbps-por-meio-de-feixes-de-luz/
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.