Projeto de colaboração entre Brasil e Europa tem como objetivo compreender comportamentos de civilizações milenares
Em 2012 cientistas brasileiros encontraram 16 novos geoglifos nas áreas florestais entre a fronteira do Amazonas e o Acre. A descoberta se deu durante um voo organizado por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Cerca de dois anos depois, cientistas britânicos vão usar um drone na tentativa de encontrar mais vestígios de civilizações antigas na Amazônia brasileira. As informações são da BBC.
O projeto é resultado de uma parceria entre agências e instituições do Brasil e Europa e tem como objetivo compreender as atividades de comunidades milenares que viveram na região antes da chegada dos europeus à América.
Geoglifo é o nome dado aos desenhos geométricos formados em grandes áreas de vegetação. Um dos mais conhecidos são as Linhas de Nazca, localizadas no sul do Peru.
O drone é equipado com um laser que será responsável por coletar dados da região sobrevoada. Segundo os cientistas, o laser consegue ultrapassar a barreira das folhas de árvores, o que permitirá identificar por sinais de geoglifos mesmo quando a área estiver coberta com vegetação.
O projeto também pode ter uma vocação mais ampla. Os dados obtidos poderão ainda ser usados na elaboração de políticas de uso sustentável da floresta.
Fonte: http://idgnow.com.br/mobilidade/2015/02/17/drone-mapeara-amazonia-em-busca-de-vestigiosde-civilizacoes-antigas/
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.