quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Algoritmo consegue detectar possíveis casos de pedofilia na Internet

Solução foi desenvolvida por professor e estudantes de Ciência da Computação da FEI. Taxa de detecção teve apuração de 85%.
Estudantes do curso de Ciência de Computação do centro universitário FEI, em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), criaram um algoritmo que consegue detectar potenciais casos de pedofilia na Internet.
O algoritmo foi desenvolvido como projeto de conclusão de curso pelos estudantes Gabriel Dias, Gabriel Martinez, Gabriel Lett Viviani e Ítalo Ferreira, sob coordenação do professor Rodrigo Filev Maia.
A solução foi aplicada em uma base com milhares de conversas. O objetivo era identificar àquelas relacionadas à pedofilia. A taxa de acerto foi de 85%.
A proposta é que, no futuro, um software possa ser instalado em dispositivos, de PC à modelos móveis, para auxiliar pais na proteção de seus filhos enquanto eles navegam na web.
Nessa primeira fase, o algoritmo foi aplicado em uma base de conversas verdadeiras em língua inglesa. A próxima etapa é fazer o mesmo, porém em uma base em português e validar resultados.
Segundo Maia, a base utilizada era composta de diversos tipos de diálogos, desde aqueles que não tinham nenhum teor sexual, bate-papos sobre temas variados entre adultos e outros que foram usados para condenar suspeitos de pedofilia. “O algoritmo foi utilizado para segmentar esse tipo de conversa”, explica Maia.
A base de diálogos foi cedida pela Bauhaus-Universität Weimar, uma universidade alemã que cede bases de dados para estudos semelhantes. O método desenvolvido pelo professor e estudantes brasileiros consegue mapear as conversas em forma de rede para depois analisá-la.
“Temos muito trabalho pela frente, mas conseguimos nesse primeiro momento um resultado significativo”, explica Maia sobre a taxa de acerto obtida.
Fonte: http://idgnow.com.br/internet/2015/02/26/algoritmo-consegue-detectar-possiveis-casos-de-pedofilia-na-internet/
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.