Existem várias formas de rentabilizar um site, como a afiliação, a publicidade, os artigos patrocinados. Quais são suas características? Como escolher a solução mais adequada, e como programa-la no site?
- Rentabilizar um site: quais implicações?
- Monetizar um site: limites e práticas
- SEO e benefícios: qual o impacto?
- Monetizar um site de soluções
- A publicidade
- Afiliação
- Artigo patrocinado
- Leia mais
Rentabilizar um site: quais implicações?
Rentabilizar um site consiste em implantar soluções que permitam obter vantagens financeiras . Isso pode incluir tanto um blog (desenvolvimento pessoal, compartilhamento de experiências e de conhecimentos), quanto um site de notícias ou um site da comunidade.Os objetivos para o editor do site podem variar: pagar a hospedagem e o nome de domínio do site, rentabilizar o tempo gasto para animar o site, identificar benefícios para assegurar uma atividade complementar ...
Estas soluções também permitem atender a demanda de uma empresa ou de uma marca, que desejariam aproveitar da reputação de um site para falar sobre seus próprios produtos.
Monetizar um site: limites e práticas
A criação de campanhas de afiliados, campanhas publicitárias e artigos patrocinados não devem perder de vista a importância da audiência e/ou da comunidade online.Em alguns casos, a audiência pode se estimar lesada pela publicidade: exibição frequente, banners e artigos patrocinados não indicados...
Algumas das práticas devem ser observadas:
Informar a comunidade do desenvolvimento de campanhas publicitárias (editorial, artigo dedicado....)
Reservar um espaço dedicado à publicidade, de tal maneira que o conteúdo editorial e o conteúdo de propaganda sejam bem separados,
Verificar o conteúdo das publicidades no caso de usar um tipo delicado de publicidade (por exemplo, conteúdo adulto).
SEO e benefícios: qual o impacto?
O site tem um tráfego com impacto direto sobre as receitas geradas:Um grande público significa mais vistas aos anúncios on-line,
Os espaços publicitários e artigos patrocinados podem ser vendido mais caro quando o tráfego é forte,
Um público-alvo pode causar maior taxa de cliques sobre os produtos oferecidos pela filial.
Nota: no caso de compras de links patrocinados para um site externo, é recomendável verificar o posicionamento do site e seu conteúdo, a fim de evitar um efeito negativo em seu próprio SEO.
Para ir mais longe: referenciar seu site e Otimizar o SEO de seu blog Wordpress
Monetizar um site de soluções
A publicidade
Esta é uma das maneiras mais rápidas criadas para rentabilizar um site. Mas, é ela que também gera a menor renda.Várias plataformas são especializadas na gestão de campanhas de publicidade em um site ou um blog. Elas agem como intermediários entre o editor do site e do publicitário .
As etapas a seguir:
Inscrever-se em uma plataforma do tipo AdSense (Google) ou Criteo.
Configurar sua conta informando o URL do site, o tipo de conteúdo proposto.
Após a validação, as campanhas de publicidade podem ser integradas como blocos de anúncios e banners colocados nas páginas ou nos artigos.
A remuneração é calculada por clique (CPC) ou por número de impressões (CPM),
É possível recusar certas campanhas publicitárias (por exemplo, as de um concorrente). O anunciante também pode decidir não aparecer no site.
As propagandas propostas são geralmente próximas do tema do site e utilizam igualmente as técnicas de Retargeting publicitário (Redirecionamento).
Afiliação
A filiação refere-se a uma parceria, mais complexa, entre um anunciante e o editor de um website. O anunciante tem um produto para vender, e a editora faz a sua promoção em seu site, por exemplo, através de um espaço publicitário específico. Para cada venda ou toque realizado através do site, a editora ganha uma comissão.Várias plataformas têm se especializado no desenvolvimento deste tipo de parceria: Affilinet, Zanox, TradeDoubler ...
As formas de pagamento podem variar de acordo com as condições:
Remuneração por compra: ela assume a forma de uma comissão sobre a venda de até 10% do valor,
Remuneração por formulário: montante fixo para uma ação específica de um usuário (registro em um formulário, por exemplo)
Pay per click(remuneração por clique): montante fixo para cada clique do usuário no banner.
Esta abordagem de parceria tem vários benefícios para ambos, o editor e o publicitário :
A parceria pode ser adaptada ao tipo de conteúdo proposto no site,
Ambas as partes podem optar pela exclusividade de conteúdo,
Supervisionado por uma rede de afiliados, ele é sujeito à regras rígidas de funcionamento para ambas as partes,
A taxa de cliques é controlada como remuneração.
Nota: alguns atores da venda on-line também propõem uma afiliação direta : os usuários podem participar do programa de marca. Este é o caso, por exemplo, da Amazon.
Mais informações Afiliação.
Artigo patrocinado
Um artigo patrocinado é um artigo de blog redigido pelo proprietário do site a pedido de uma empresa ou marca que o paga por isso. Em regra geral, o artigo segue a mesma linha editorial do site no qual este está hospedado. Na verdade, trata-se para a empresa de identificar opúblico-alvo habitualmente atraído pelo blog.O artigo patrocinado é publicado em um contexto específico: o leitor deve ser informado sobre o caráter publicitário através de uma menção "artigo patrocinado". Este procedimento deve ser respeitado para não perder a confiança de seu público.
Ele pode ser objeto de uma transação direta entre a empresa ou marca e o editor, ou através de uma agência de publicidade. Algumas agências de RP (Relações Públicas) também usam artigos patrocinados, como meio de comunicação com um público específico.
Leia mais
Lançar e animar um blogOs links patrocinados e a publicidade online
Tradução feita por Ana SpadariFonte: Kioskea.
perfeito! preciso alavancar meu site e se afiliar a blogs!
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