quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Afiliação, parceria, publicidade ... como rentabilizar um site?

Sites de notícias ligados à empresa, blogs desenvolvimento pessoal, blogs de especialistas... Quando um suporte beneficia de uma boa visibilidade na internet, a questão pode ser colocada tanto para os particulares quanto para os profissionais: como rentabilizar o seu site

Existem várias formas de rentabilizar um site, como a afiliação, a publicidade, os artigos patrocinados. Quais são suas características? Como escolher a solução mais adequada, e como programa-la no site? 

  • Rentabilizar um site: quais implicações?
  • Monetizar um site: limites e práticas
  • SEO e benefícios: qual o impacto?
  • Monetizar um site de soluções
    • A publicidade
    • Afiliação
    • Artigo patrocinado
  • Leia mais

Rentabilizar um site: quais implicações?

Rentabilizar um site consiste em implantar soluções que permitam obter vantagens financeiras . Isso pode incluir tanto um blog (desenvolvimento pessoal, compartilhamento de experiências e de conhecimentos), quanto um site de notícias ou um site da comunidade. 

Os objetivos para o editor do site podem variar: pagar a hospedagem e o nome de domínio do site, rentabilizar o tempo gasto para animar o site, identificar benefícios para assegurar uma atividade complementar ... 

Estas soluções também permitem atender a demanda de uma empresa ou de uma marca, que desejariam aproveitar da reputação de um site para falar sobre seus próprios produtos. 

Monetizar um site: limites e práticas

A criação de campanhas de afiliados, campanhas publicitárias e artigos patrocinados não devem perder de vista a importância da audiência e/ou da comunidade online

Em alguns casos, a audiência pode se estimar lesada pela publicidade: exibição frequente, banners e artigos patrocinados não indicados... 

Algumas das práticas devem ser observadas: 


Informar a comunidade do desenvolvimento de campanhas publicitárias (editorial, artigo dedicado....) 

Reservar um espaço dedicado à publicidade, de tal maneira que o conteúdo editorial e o conteúdo de propaganda sejam bem separados, 

Verificar o conteúdo das publicidades no caso de usar um tipo delicado de publicidade (por exemplo, conteúdo adulto). 

SEO e benefícios: qual o impacto?

O site tem um tráfego com impacto direto sobre as receitas geradas


Um grande público significa mais vistas aos anúncios on-line, 

Os espaços publicitários e artigos patrocinados podem ser vendido mais caro quando o tráfego é forte, 

Um público-alvo pode causar maior taxa de cliques sobre os produtos oferecidos pela filial. 

Nota: no caso de compras de links patrocinados para um site externo, é recomendável verificar o posicionamento do site e seu conteúdo, a fim de evitar um efeito negativo em seu próprio SEO

Para ir mais longe: referenciar seu site e Otimizar o SEO de seu blog Wordpress 

Monetizar um site de soluções

A publicidade

Esta é uma das maneiras mais rápidas criadas para rentabilizar um site. Mas, é ela que também gera a menor renda

Várias plataformas são especializadas na gestão de campanhas de publicidade em um site ou um blog. Elas agem como intermediários entre o editor do site e do publicitário 

As etapas a seguir: 

Inscrever-se em uma plataforma do tipo AdSense (Google) ou Criteo. 
Configurar sua conta informando o URL do site, o tipo de conteúdo proposto. 
Após a validação, as campanhas de publicidade podem ser integradas como blocos de anúncios e banners colocados nas páginas ou nos artigos. 
A remuneração é calculada por clique (CPC) ou por número de impressões (CPM), 
É possível recusar certas campanhas publicitárias (por exemplo, as de um concorrente). O anunciante também pode decidir não aparecer no site. 
As propagandas propostas são geralmente próximas do tema do site e utilizam igualmente as técnicas de Retargeting publicitário (Redirecionamento). 

Afiliação

A filiação refere-se a uma parceria, mais complexa, entre um anunciante e o editor de um website. O anunciante tem um produto para vender, e a editora faz a sua promoção em seu site, por exemplo, através de um espaço publicitário específico. Para cada venda ou toque realizado através do site, a editora ganha uma comissão. 

Várias plataformas têm se especializado no desenvolvimento deste tipo de parceria: Affilinet, Zanox, TradeDoubler ... 

As formas de pagamento podem variar de acordo com as condições: 

Remuneração por compra: ela assume a forma de uma comissão sobre a venda de até 10% do valor, 
Remuneração por formulário: montante fixo para uma ação específica de um usuário (registro em um formulário, por exemplo) 
Pay per click(remuneração por clique): montante fixo para cada clique do usuário no banner. 

Esta abordagem de parceria tem vários benefícios para ambos, o editor e o publicitário 


A parceria pode ser adaptada ao tipo de conteúdo proposto no site, 

Ambas as partes podem optar pela exclusividade de conteúdo, 

Supervisionado por uma rede de afiliados, ele é sujeito à regras rígidas de funcionamento para ambas as partes, 

A taxa de cliques é controlada como remuneração. 

Nota: alguns atores da venda on-line também propõem uma afiliação direta : os usuários podem participar do programa de marca. Este é o caso, por exemplo, da Amazon. 

Mais informações Afiliação

Artigo patrocinado

Um artigo patrocinado é um artigo de blog redigido pelo proprietário do site a pedido de uma empresa ou marca que o paga por isso. Em regra geral, o artigo segue a mesma linha editorial do site no qual este está hospedado. Na verdade, trata-se para a empresa de identificar opúblico-alvo habitualmente atraído pelo blog. 

O artigo patrocinado é publicado em um contexto específico: o leitor deve ser informado sobre o caráter publicitário através de uma menção "artigo patrocinado". Este procedimento deve ser respeitado para não perder a confiança de seu público. 

Ele pode ser objeto de uma transação direta entre a empresa ou marca e o editor, ou através de uma agência de publicidade. Algumas agências de RP (Relações Públicas) também usam artigos patrocinados, como meio de comunicação com um público específico. 

Leia mais

Lançar e animar um blog 
Os links patrocinados e a publicidade online 

Tradução feita por Ana SpadariFonte: Kioskea.
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