sábado, 9 de agosto de 2014

Chip da Microsoft simula cérebro humano para resolver problemas

Chip da Microsoft simula cérebro humano para resolver problemas
Ontem, 07, a IBM anunciou um microprocessador, com o intuito de simular a maneira de pensar do cérebro humano na hora de resolver problemas, ao invés de se basear na confiança da força bruta dos cálculos matemáticos para solucionar tais questões. 

Chamado de TrueNorth, o equipamento foi desenvolvido para buscar entender o ambiente, além de lidar com ambiguidades e tomar atitudes em tempo real conforme o contexto. Além disto, na proposta também estaria a criação de dois chips com mais eficiência no consumo de energia da história, uma vez que, de acordo com o gerente da empresa, Dharmendra Modha, não haveria mais a necessidade de tantas contas pesadas para efetuar uma ação. 

O microprocessador conta com a maior quantidade de transistores que a IBM já conseguiu introduzir em um chip, são 5,4 bilhões. Também estão inclusos 245 milhões de sinapses nervosas programáveis, bem como 1 milhão de neurônios. O molde dele foi feito tendo como base o cérebro humano, apesar de não chegar nem perto dos 100 trilhões de sinapses dos humanos. 

Na teoria, o chip usaria um número bastante inferior de processamento para realizar tarefas complexas, assim poupando energia. Uma das possíveis aplicações do equipamento seria o uso da tecnologia no auxílio às pessoas cegas a andarem de forma tranquila em qualquer espaço. 
Fonte: Kioskea.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.