O Windows XP já está alertando os usuários de que a Microsoft deixará de oferecer suporte ao sistema operacional. Mas, agora, um novo guardião vai participar dos alertas: a versão mais recente do Microsoft Security Essentials, programa anti-malware gratuito da fabricante, também perturbará os usuários com avisos de segurança, em uma tentativa de fazer com que atualizem para um sistema operacional mais novo.
Novo Microsoft Security Essentials alerta que Windows XP é potencialmente desprotegido (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Depois que a Microsoft anunciou não oferecerá mais suporte ao Windows XP, a partir de 8 de abril deste ano, o único consolo que restava aos usuários era a manutenção das atualizações para o Microsoft Security Essentials até 2015, com seus produtos de segurança (motor anti-malware e assinaturas).
Agora, a promessa está sendo cumprida e a Microsoft está liberando uma nova versão do Security Essentials. No entanto, junto com ela, vem também uma barra e ícone amarelos que aparecem na bandeja da barra de tarefas, alertando ao usuário para o fato do sistema estar “potentially unprotected” (potencialmente desprotegido).
Normalmente essas mensagens do Microsoft Security Essentials desaparecem quando é feita a atualização da base de dados de ameaças ou a verificação de segurança do sistema. Infelizmente para os usuários do Windows XP isso não acontece e, ao que tudo indica, o programa considera o sistema inseguro por não estar mais recebendo atualizações tão frequentes.
A versão atual do Security Essentials é 4.4. e os novos alertas estão aparecendo na versão 4.5 do programa, que está disponível em pré-lançamento no Microsoft’s Security Essentials Prerelease Program. Os requisitos do programa indicam que ele funciona apenas no Windows Vista e Windows 7, mas quem já tem o programa no Windows XP consegue instalar o software sem problemas. Você pode baixar o Microsoft’s Security Essentials 4.5 no TechTudo Downloads.
A Microsoft já anunciou que os usuários do Windows XP não conseguirão mais fazer novas instalações do Security Essentials depois de 8 de abril. Isso coloca novamente o internauta com apenas uma opção, que aliás, é o objetivo da Microsoft: abandonar o Windows XP e migrar para outro sistema operacional.
Via The Next Web e ZDNet
Fonte: Tech Tudo.
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.