O 'Realtime Bitcoin Globe' oferece um novo modo de monitorar as transações para quem possui interesse na moeda virtual. A página tem um grande mapa em forma de globo que mostra, em tempo real, compras e vendas recentes com detalhes sobre a quantidade e localização das carteiras digitais.
Site usa um mapa para monitorar as últimas transações (Foto: Reprodução/Realtime Bitcoin Globe)
A página foi desenvolvida por Mike van Rossum, estudante holandês que usou o WebGL Globe para fazer a versão virtual da Terra, que se movimenta de acordo com o local onde são realizadas as transações. Rossum pegou o banco de dados do BlockChain como base e fez tudo se unir em um só local com o projeto open-source chamado GitHub.
Com a junção de todas estas tecnologias, ele criou um globo virtual que mostra, a cada 0.3 segundos, quadradinhos laranjas indicando negociações que foram feitas utilizando bitcoins e os locais onde foram realizadas. Além disso, a cada dez minutos, todas estas negociações são agrupadas em blocos, que também aparecem no mapa.
Como navegar?
A navegação é automática e em tempo real. A câmera vai girando e se aproximando do local onde foi realizada a transação mais recente. Caso aconteça uma no Brasil, usando, por exemplo, o caixa eletrônico de bitcoin, o mapa mostrará um bloco no país com os detalhes públicos da negociação eletrônica.
Do lado esquerdo, é possível ver o valor de bitcoins negociados, o número de transações e a quantidade de blocos gerados. Já no lado direito ficam os dados específicos da última negociação, como valor e localização. O mapa de bitcoin, conforme a natureza anônima da moeda virtual, não revela o autor da compra ou da venda.
O que é bitcoin?
Bitcoin é uma moeda virtual. É como um dólar ou um real, mas em formato virtual, sem notas ou moedas de verdade. Ela possui um câmbio, que varia diariamente, e costuma, recentemente, estar bem alto (com um bitcoin chegando a valer mais de US$ 700).
Há lojas e serviços online que aceitam pagamentos realizados com bitcoins, que podem ser transferidos online. Não há um grande banco, mas vários servidores espalhados pelo mundo para registrar as transações e criptografá-las. Tudo fica armazenado em carteiras virtuais. São estes pontos que fazem com que elas façam tanto sucesso.
Bitcoins no Brasil
Atualmente, é possível comprar Bitcoins no Brasil usando o site Mercado Bitcoin. Ele mostra a cotação das moedas em reais e permite que os usuários comprem moedas utilizando um dos bancos compatíveis, que são Itaú, Santander e Caixa. O site Bitcoin Brasil também tem informações úteis, notícias e uma comunidade sobre o tema.
Todos os dados apresentados da tela do 'Globo de Bitcoins' (Foto: Reprodução/Realtime Bitcoin Globe)
No Bitcoin Fórum, há um tópico com usuários da moeda virtual trocando ideias sobre como usá-las no Brasil, e informando lojas que aceitam pagamentos com elas. Ainda falta um pouco para elas se popularizem mais no Brasil. Os números de usuários e a quantidade de transações ainda parecem ser pequenos no país.
O 'Realtime Bitcoin Globe' pode ser acessado no endereço blocks.wizb.it.
Via TNW, tech tudo.
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.