quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Malware em português traz link para baixar falso WhatsApp para desktop

WhatsApp Messenger não se tornará multiplataformas e está disponível somente para celular. No entanto, alguns usuários estão sendo enganados por um malware em português que dá ao internauta a opção de baixá-lo para o desktop. Isso não é possível, e qualquer e-mail com links para isso deve ser tratado como suspeito. O fundador do WhatsApp, Jan Koum, garantiu durante o Mobile World Congress (MWC) que o mensageiro não chegará a computadores e tablets, o foco do WhatsApp é simplicidade.
Vírus se disfarça de WhatsApp para PC (Foto: Divulgação/TrendMicro)Vírus se disfarça de WhatsApp para PC (Foto: Divulgação/TrendMicro)
O caso mais recente, aproveitando-se da grande repercussão da aquisição do WhatsApp pelo Facebookpor US$ 16 bilhões, foi identificado pela empresa Trend Micro, que possui especialização em segurança online. Os pesquisadores encontraram uma mensagem de spam que vem sendo enviada por e-mail para diversos usuários divulgando uma falsa versão desktop do aplicativo móvel.
O e-mail informa que a versão desktop do WhatsApp já se encontra disponível para Windows e Mac OS e disponibiliza um link para download dos supostos programas. Na verdade, ela é falsa: o que o link instala no computador é um trojan, identificado como TROJ_BANLOAD.YZV, usado em golpes bancários.
O vírus consegue recuperar dados cruciais, como logins e até as senhas armazenadas, representando um risco de segurança altíssimo para contas de bancos online que são acessadas no sistema afetado. O malware bancário aparece com uma mensagem em português, indicando que os alvos são usuários no Brasil.
“Embora o volume da disseminação deste spam ainda esteja relativamente baixa, esse número está aumentando. Uma de nossas fontes de spam informou que amostras da execução do malware responderam por até 3% de todos os e-mails vistos por ela, o que indica um potencial surto deste spam”, diz Mark Manahan, pesquisador da Trend Micro.
Vale manter a atenção, ter sempre um anti-vírus instalado, verificar a procedência dos e-mails recebidos e, neste caso, ignorar qualquer oferta do WhatsApp para computador. O programa é um aplicativo móvel, e assim continuará por um bom tempo (e muito provavelmente para sempre), segundo o próprio Facebook.
Durante um encontro de empreendedores chamado 4YFN, que acontece junto ao Mobile World Congress 2014 (MWC), Koum disse que a principal característica do WhatsApp é a simplicidade em oferecer o básico. Sendo assim, o serviço de mensagem não chegará a computadores e tablets sem conexão de dados pelas mãos dos seus engenheiros. 
via Tech Tudo.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.