terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Chrome identificará se navegador foi 'sequestrado' por hackers

Serviço de alerta do browser do Google funcionará para sistema Windows.
Com extensões maliciosas, hackers controlam navegador à distância.



Google começará a avisar aos internautas que acessarem a web por meio do Chrome se o navegador teve suas funções "sequestradas" por hackers. Em comunicado no blog oficial do Chrome, publicado nesta terça-feira (11), o Google informou que o serviço de alerta será voltado a usuários do Windows.
Com 43% do mercado, o Chrome é o navegador mais usado no mundo. Já o Windows, da Microsoft, também é o mais utilizado no planeta, mas entre os sistemas operacionais. Somando as fatias de todas as versões (Vista, XP, 7 e 8), o software possui 79% do total.
É o alcance mais que faz esses softwares serem mais visados por cibercriminosos. Os hackers cuja atividade começa agora a ser alvo da nova função do Chrome conseguem alterar o bom funcionamento de um navegador ao sequestrar algumas de suas configurações. Dessa forma, conseguem controlar o browser.
Em outubro de 2013, o Google já havia lançado uma ferramenta para ajudar no controle de ferramentas maliciosas instaladas no navegador: apresentou um botão para que as configurações do browser voltassem ao status inicial. Com isso, quaisquer aplicações indesejadas eram deletadas.
“Para certificar que a opção de 'reset' atinja a todos que precisem disso, Chrome irá alertar os usuários de Windows que tiveram as configurações do browser modificadas", informou o Google.
Se o usuário escolher voltar às configurações padrões, não só os aplicativos maliciosos são apagados mas todas as extensões instaladas. O Google orienta que, para reativar qualquer uma dessas extensões depois da reconfiguração, basta encontrá-las no menu do Chrome, em “Mais ferramentas > Extensões”.
via http://g1.globo.com/tecnologia
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.