'Flappy Generator' deixa usuário trocar imagens de jogo pelas que quiser.
'Se fez este sucesso todo é porque é bom', diz programador sobre game.
Uma física difícil de dominar, alguns pássaros coloridos e os canos verdes mais mortíferos que os jogadores de games já enfrentaram na vida. Essa é a receita do game "Flappy Bird", mais recente fenômeno do universo dos smartphones. Mas o que fazer se o novo jogo favorito de todos, de um dia para o outro, simplesmente desaparece? Você cria o seu.
Essa foi a ideia de João Paulo Apolinário, programador e estudante de comunicação de Brasília (DF), que falou ao G1. Usando um clone "open source" do jogo, ele desenvolveu e lançou em uma madrugada o "Flappy Generator", um site que permite criar sua própria versão de "Flappy Bird". Acesse aqui.
Líder em número de downloads gratuitos nos sistemas iOS e Android até ser tirado do ar no domingo (9), "Flappy Bird" ganhou fama por conta do seu alto nível de dificuldade. Com sutis toques na tela, o jogador precisa controlar a altura do voo de um pássaro e desviar dos canos verdes que aparecem. Cada obstáculo superado marca um ponto. Qualquer esbarrada no cenário e é fim de jogo.
Com a ferramenta de Apolinário, você pode substituir a ave pixelada e os letais tubos de "Flappy Bird" pelas imagens que você quiser, criando brincadeiras inimagináveis e espantando a abstinência do jogo.
"Estava vendo uma série de montagens de 'Flappy Bird' com a galera trocando os canos e pássaros por coisas dentro de seus próprios contextos", disse ao G1 sobre a inspiração para o site. "Pensei em criar a ferramenta para que todo mundo pudesse fazer isso e porque eu tinha certeza que sairiam coisas muito engraçadas dali".
O grande brilho de "Flappy Bird" é sua dificuldade, que, apesar de alta, não assusta o jogador e o incentiva a mais uma partida. "Acho viciante porque irrita", diz Apolinário. "Você fica com raiva dele, mas invés de desistir e jogar o celular na parede, você joga mais".
Muitos criticaram o trabalho do desenvolvedor vietnamita Dong Nugyen, criador de "Flappy Bird", por acreditar que a mecânica do jogo é muito simples e o falatório sobre, injustificável. Mas não é o que pensa Apolinário, que vê no questionamento do sucesso popular uma forma de arrogância.
"Seria muita arrogância achar exagerado [o sucesso de 'Flappy Bird']. As pessoas gostaram e foram divulgando em rede até chegar ao nível que está", afirma. "Se fez este sucesso todo é porque é bom. A única medida possível é o sucesso que faz. Qualquer outro parâmetro vai ser arbitrário e não respeitará o gosto das pessoas. A internet é inesperada e aleatória".
via http://g1.globo.com/
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