A Telefônica terá de decidir se vende sua parte na Telecom Italia, assume a perda de seu investimento ou injeta mais dinheiro para manter sua influência no grupo de telecomunicações italiano.
Há seis anos a empresa espanhola, que tem braço no Brasil, comprou uma participação na Telecom Italia. Agora, os investidores italianos estão preparados para vender suas ações. Isso vai forçar a Telefónica a definir seu futuro até 28 de setembro, segundo fontes da Reuters.
O que torna a decisão difícil para a empresa espanhola é o fato de que sua fatia da italiana ajudou a proteger sua posição em mercados emergentes da América Latina. As duas empresas europeias são rivais no Brasil e na Argentina, onde controlam a Tim e a Telefônica | Vivo.
Resta à espanhola persuadir seus parceiros da Itália a permanecerem na empresa, já que as outras três opções parecem desagradáveis: vender com uma perda acentuada, aumentar a dívida para combater outros pretendentes ou se unir a uma empresa em dificuldade.
Alguns analistas dizem que a Telefónica não irá fazer uma oferta, mas poderia propor uma contraoferta caso outras companhias tentem tomar o controle. Outros acreditam que uma fusão entre as companhias é improvável.
A Telefónica tem se focado em reduzir uma dívida paraem cerca de 50 bilhões de euros, criada após uma longa série de aquisições. Injetar mais dinheiro na Telecom Italia arriscaria sua classificação de crédito.
O conselho de administração da italiana vai se reunir em 19 de setembro. A Telefónica não quis comentar o assunto.
via olhar digital
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.