Ao responder a uma pergunta, nesse sentido, de um representante das empresas de telefonia, a coordenadora-geral do Sindec, Lorena Tavares, disse que serviços públicos prestados ao usuário através do pagamento de taxas, poderão ser inseridos nesse ranking. A discussão, segundo ela, já se iniciou no âmbito do Ministério da Justiça, levando em conta que também há proposta de legislação pertinente sobrte o tema tramitando no Congresso Nacional.
Mesmo assim, somente os serviços executados após pagamento de taxas estariam nesse ranking dos piores atendimentos. Os serviços do INSS, por exemplo, não seriam alcançados. Lorena também anunciou que os Procons já estudam mudanças no Sindec, para transformar essa plataforma que agrega informações sobre queixas nos órgãos dos consumidores, para algo mais interativo com a população.
O foco seria criar uma alternativa à atual necessidade do consumidor insatisfeito, de ter de se dirigir até um escritório do Procon para registrar uma queixa contra a empresa.
Ranking
Não é de hoje que as operadoras de telecomunicações são as empresas mais reclamadas nas promotorias do consumidor de todo o país. E elas continuam nessa nada honrosa posição. Mas segundo um levantamento do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, as teles são as melhores em resolver os problemas levados aos Procons.
“A resolutividade com as CIPs em Telecomunicações é de 80,89%, com picos de 90%. Isso é algo que não acontecia no ano passado”, destaca a coordenadora-geral do Sindec, Lorena Tavares. “A resolutividade atendimento [fase seguinte, quando é aberto um processo administrativo, é de76,18%. Também o índice mais alto”, completa.
CIPs se referem às Cartas de Informação Preliminar (CIP), na prática e-mails que são enviados às empresas comunicando sobre uma reclamação levada ao Procon. As empresas que não respondem uma CIP passam para a fase do processo administrativo.
A coordenadora do Sindec também destaca, porém, que embora estejam mais eficientes nas respostas, são praticamente as mesmas queixas que continuam levando os clientes aos Procons: cobranças indevidas, e qualidade dos serviços, da informação e do atendimento.
No ranking geral, a telefonia fixa é campeã, com 8,3% das reclamações. A telefonia celular aparece emterceiro, a TV paga em sétimo e os serviços de acesso à Internet em 12º. Mas essa subdivisão é em si um exercício complicado. “Não é simples segmentar as informações por conta dos combos”, diz Tavares.
Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br
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