Com a aproximação da nova geração de consoles da Sony e da Microsoft, retomam-se as discussões se eles terão o mesmo ou até maior qualidade gráfica do que um PC. Em entrevista para a revista PC PowerPlay, Tony Tamasi, vice-presidente de conteúdo e tecnologia da NVIDIA, garante que não.
Quando o dinheiro fala mais alto
Para o executivo, existem dois pontos básicos que limitam o processamento gráfico dos video games em relação aos computadores. O primeiro deles é o poder de investimento. Por ser uma empresa especializada no desenvolvimento de hardware (em especial GPUs), a NVIDIA consegue empregar uma quantia de dinheiro muito maior para o aprimoramento dos seus produtos.
De acordo com Tamasi, a NVIDIA gasta US$ 1,5 bilhão por ano em pesquisa e desenvolvimento em gráficos, o que representaria cerca de US$ 10 bilhões ao longo do ciclo de vida médio de um video game. Assim, é financeiramente inviável para empresas como a Sony e a Microsoft acompanhar o progresso das placas de vídeo usadas nos PCs. Para se equipararem, essas companhias teriam que lançar um novo console quase todo ano e vender milhões de unidades.
Leis da física
O segundo fator que influência essa diferença no processamento gráfico é a natural limitação física. Chegamos a um ponto que para ter um equipamento ainda mais rápido todo o seu design precisa ser planejado para isso, combinando eficiência de arquitetura com maior fornecimento de energia.
Um componente de hardware que processa dados gráficos em maior volume, necessariamente precisa estar mais “alimentado”. A consequência disso é o aumento da temperatura do dispositivo, exigindo mecanismos de resfriamento mais eficientes — e inevitavelmente maiores.
E é exatamente por essa limitação de tamanho que um console não suportaria empregar a GPU mais poderosa da NVIDIA ou da AMD. Se colocada uma placa de vídeo de altíssimo desempenho, o sistema de ventilação dos video games não aguentaria arrefecer os seus componentes — e o resultado você já sabe.
Confirmação técnica
Para consolidar tudo o que disse, Tony Tamasi disponibilizou um gráfico no qual é mostrado o comparativo de aumento de desempenho entre os consoles da Sony e as GPUs da NVIDIA ao longo dos anos.
Com base nesse levantamento, podemos ver que até 2008 a capacidade de ambos na realização de cálculos era muito parecida. Daí em diante, o salto de performance das placas de vídeos comercializadas “individualmente” é notório.
O gráfico elucida em seu final uma grande diferença de desempenho entre o PlayStation 4 e aGTX Titan. Enquanto o video game fica perto dos 2.000 GFLOP/s, a GPU top de linha da marca chega a quase 5.000 GFLOP/s.
Fonte: PC PowerPlay, BJ.
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.