Em tempos de mobilizações sociais convocadas pela Internet, faz-se necessário debater como a rede pode ajudar no aperfeiçoamento dos governos. Um dos modos é disponibilizar dados públicos sobre o governo à população, através de aplicativos e sites fáceis de usar. Esse foi o tema do painel “Caminhos dos dados abertos no Governo Federal”, realizado no segundo dia do Fisl14 (Fórum Internacional do Software Livre), em Porto Alegre, e que trouxe palestrantes para dividir suas experiências no processo de disponibilização de dados públicos.
Não se trata apenas de jogar informação na web. Para Nitai Silva, funcionário público que trabalha na consolidação da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (Inda), a questão é: como organizar os dados de um país inteiro e possibilitar um acesso fácil? A resposta encontrada pelo Ministério do Planejamento foi chamar a população para pensar junto. Juntou-se desenvolvedores, hackers, funcionários do governo e jornalistas para participar de hackatons, maratonas de discussão sobre os problemas do governo e modos de solucioná-los. O projeto resultou no portal dados.gov.br, que reúne, num só lugar, aplicativos de organização de dados públicos pensados e desenvolvidos nesses eventos.
Os hackatons popularizaram-se entre o governo como forma democrática de pensar soluções junto à população. Entusiasta e participante das hackatons, o desenvolvedor Vitor Batista foi campeão de alguns concursos de desenvolvimento de aplicativos organizados pelos ministérios do Governo Federal. Junto com outros programadores, Vitor e seus colegas criaram aplicativos como o Reputação S/A, feito para avaliar a qualidade dos serviços das empresas, e o Escola Que Queremos, que permite ao usuário analisar de forma ágil a qualidade das escolas brasileiras.
Tais aplicativos foram importantes, mas, para Vitor, não são o principal. "O objetivo dos hackatons é fortalecer a comunidade. É como se fosse uma desculpa para o pessoal trabalhar com esse tipo de informação. Conheci uma porrada de gente no trabalho do Escola Que Queremos. O sucesso não é tanto o que foi criado, mas sim a junção das pessoas."
via tech tudo
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.