sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Análise de tráfego na web com o Google Analytics

Google Analytics é a referência em termos de tráfego da web para os editores de sites da internet, os responsáveis de marketing e os referenciadores. Gratuito e fácil de usar, ele também é acessível para usuários novatos. Ele permite-lhes acompanhar diariamente a evolução das visitas ou páginas da web consultadas em seu site e forneceinformações valiosas para o SEO, otimização da navegação e comportamento dos visitantes de um site. Há também um guia prático para conhecer melhor esta ferramenta, com a apresentação de suas principais funcionalidades e aplicações práticas. 

O que é o Google Analytics ?

O Google Analytics é um serviço de análise de tráfego da web que monitora, qualitativa e quantitativamente, o tráfego web no tempo, vindo de diferentes fontes:
  • Dos motores de busca (Google, Bing), listando as palavras-chave (consultas) utilizadas pelo usuário para visitar diferentes páginas do seu website. Corresponde ao "Tráfego de Pesquisa" no painel do Google Analytics.
  • Em outras páginas da web: que indicam os sites ou páginas geradoras de tráfego para o seu site (ex: a partir de fóruns, redes sociais)? Corresponde aos "Sites de referência".
  • Tráfego direto: Percentagem de usuários da Internet que digitam diretamente o endereço de um site no seu navegador para chegar lá. Corresponde ao "Acesso direto"
  • Para concluir, o tráfego vindo de uma campanha chamada "AdWords" (palavras-chave patrocinadas, como parte de uma campanha de marketing nas páginas de resultados de pesquisa do Google)



Todos os dados-chave do Google Analytics podem ser acessados em um painel super simples. 

Por que usar o Google Analytics ?

Usando o Google Analytics e interpretando os resultados fornecidos por esta ferramenta on-line, você pode, principalmente:
  • Seguir a evolução global do tráfego do site, de um ponto de vista quantitativo e qualitativo. Número de visitas (visitantes únicos, veja abaixo), origem do tráfego (fontes), novas visitas, etc.
  • Determinar se as consultas essenciais para a sua atividade geram, ou não, tráfego a partir dos motores de busca: esta etapa é essencial para melhorar o SEO das suas páginas. Neste caso, usar também a "ferramenta do Google para webmasters" para refinar essa análise (posicionamento das páginas nessas pesquisas).
  • Otimizar o conteúdo do site: analisando as palavras-chave utilizadas que levam aos seus conteúdos (os interesses dos usuários), mas também alguns indicadores, como a taxa de rejeição (ver abaixo) e o número de páginas visitadas e/ou visitantes, o tempo passado no site pelos visitantes e a frequência das visitas.
  • Determinar se o perfil dos visitantes está adequado com o seu objetivo: idioma e origem geográfica, terminais usados.
  • Atribuir objetivos para determinadas páginas do seu site: através de "funis de conversão", é possível avaliar em que medida o seu site ou aplicativo responde aos objetivos estabelecidos (uso mais experiente). É possível controlar onde os visitantes do site entram para o caminho que leva para o objetivo (ex: página de vendas de um produto) e onde saem para, se for o caso, corrigir esse caminho, (= de uma página para outra).

Veja este artigo do Google
O Google Analytics pode ser usado para analisar o tráfego da web de diferentes mídias: sites estáticos, blogs, e-lojas, aplicativos, etc. 

Integrar o Google Analytics ao seu website

É preciso inserir o código de acompanhamento (script) do Google Analytics em um site e/ou blog, a fim de garantir o monitoramento e a análise do tráfego.
  • Criar uma conta do Google Analytics e dar informações gerais sobre o site a ser monitorado.
  • Inserir em uma de suas páginas da web o código de rastreamento fornecido para ativar o acompanhamento de suas páginas. Veja esta ajuda no Google Analytics.
  • Depois disso, as estatísticas de tráfego ficam disponíveis em poucas horas


Nota: no Wordpress, vários plugins configuram facilmente o monitoramento de suas páginas. Visite o banco de dados de plugins do Wordpress

Os dados estatísticos essenciais do Google Analytics

Os três grandes conjuntos a seguir na interface do Google Analytics são:
  • A audiência (visitantes)
  • As fontes de tráfego (ex: outros sites, acesso direto)
  • Os conteúdos (ex: as páginas mais vistas)


Cada conjunto dá acesso a dados estatísticas avançados. 

Decifrando o "jargão do Google Analytics"

  • Visitantes únicos: usuários identificados como únicos que visitaram um site durante um determinado período (por padrão, um mês no Google Analytics). Este é o ponto de referência para determinar o volume de visitas a um site.
  • Taux de rebond : Le taux de rebond est le pourcentage de visites pour lesquelles l'internaute a quitté le site à partir de la page d'entrée. Un taux de rebond élevé peut indiquer :
  • Taxa de rejeição: a taxa de rejeição é a porcentagem de visitas pelas quais o usuário deixou o site a partir da página de entrada.Uma taxa de rejeição alta pode indicar:
    • Ou que a página corresponde exatamente ao conteúdo desejado pelo usuário (ex: o formulário de contato de um site)
    • Ou, pelo contrário, que ela não é relevante em relação ao conteúdo procurado.
  • "Not provided": esta menção visível no monitoramento de palavras-chave corresponde às consultas que foram gravadas pelo Google Analytics, elas não estão disponíveis. Desde a implementação da pesquisa segura HTTPS para usuários logados em sua conta do Google, o número de consultas "invisíveis" tende a aumentar.



Tradução feita por Lucia Maurity y Nouira

via ccm
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