terça-feira, 6 de outubro de 2015

Escândalo da Samsung como da Volkswagen

Escândalo da Samsung como da Volkswagen
O gigante sul-coreano foi acusado de fraude sobre o consumo de energia de seus televisores por um laboratório.

Há alguns dias atrás, estourou o escândalo da Volkswagen. Soube-se que o fabricante alemão tinha falsificado seus resultados de testes de emissões de seus motores diesel. Agora é vez da Samsung ser suspeita de falsificar os resultados dos testes quanto à eficiência energética de seus televisores. Isto é o que afirma o ComplianTV, um laboratório independente financiado pela União Europeia. Em seu relatório, ele acusa a Samsung de manipular os resultados dos testes oficiais. Esta acusação se refere ao motion lighting(movimento de luz), uma tecnologia que reduz o brilho da tela e, consequentemente, reduz o consumo de energia. "A Samsung respeita as regras ao pé da letra, mas não o espírito do regulamento", disse um porta-voz do ComplianTV ao Guardian, para quem esta tecnologia seria um dispositivo manipulação.

As televisões da Samsung consumiriam mais energia no dia a dia do que durante os testes oficiais? A empresa sul-coreana diz que não cometeu fraude e que nenhuma comparação pode ser feita com o caso da Volkswagen, porque o "motion lighting não é uma opção especial que se ativa apenas durante os testes de conformidade."

Comissão Europeia acaba de tomar conhecimento do dossiê para verificar a veracidade desta acusação e promete criar regras mais rigorosas sobre o assunto. Em dezembro de 2014, a UE já havia declarado que novas normas estariam sendo implantadas a fim de lutar contra as TVs que consomem muita energia, e que elas entrariam em vigor antes de junho de 2016. O desafio é importante, porque elas ajudariam a economizar cerca de 8 bilhões de euros por ano.


Foto: © Samsung.via ccm
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.