Os aplicativos de mensagens estão se tornando cada vez mais populares entre usuários de internet do mundo todo. De acordo com o relatório publicado pela Global Web Index (GWI) sobre o engajamento das redes sociais globalmente, os usuários de internet estão gastando mais tempo em plataformas como o Facebook e o YouTube.
Em relação mais especificamente aos aplicativos de mensagens, o Messenger e o WhatsApp, ambos do Facebook, são o primeiro e o segundo aplicativos de mensagens mais usados regularmente, respectivamente. Cada um é responsável por cerca de 30% da participação total de usuários de internet durante o último mês.
O relatório ainda revela que o maior público que utiliza os aplicativos está na faixa dos 16 a 24 anos de idade. No primeiro semestre de 2015, o WhatsApp e o Snapchat representaram o maior aumento em números de usuários. O Snapchat conseguiu aumentar o número de usuários entre 16 e 24 anos na Europa Ocidental, Austrália e América do Norte.
O app de mensagens autodestrutivas também possui uma das maiores participações do público adolescente, com 55% de seus usuários estando nessa faixa etária. Em contrapartida, Viber, Skype e BBM (BlackBerry Messenger) são preferidos pelo público mais velho.
Aplicativos menores, como o Kik e o Line, deverão encontrar cada vez mais dificuldades para crescer em nível mundial devido à forte concorrência dos demais serviços.
Quanto ao crescimento do Facebook Messenger, o relatório mostra que as medidas recentes tomadas pela rede social para popularizar o seu app surtiram efeito. A ligação com a própria rede social fez com que o Messenger se tornasse mais conhecido e a estratégia de desvincular o serviço de mensagens como um aplicativo, em 2013, aumentou a participação da empresa entre vários tipos de usuários. Sobre como rentabilizar o serviço, o Facebook já anunciou que irá esperar até o aplicativo chegar a 1 bilhão de usuários ativos mensais para lançar seus planos de monetização.
No Brasil, uma pesquisa realizada recentemente pela Cetic.br mostrou que os aplicativos mais utilizados, entre os 81,5 milhões de pessoas que utilizaram internet móvel no país em 2014, também foram o WhatsApp e o Facebook Messenger. O app da Netflix e o do YouTube também aparecem com significativa participação de utilização entre os brasileiros.
Fonte: Business Insider
Matéria completa: http://canaltech.com.br
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.