quinta-feira, 23 de julho de 2015

Passar o seu site para a versão "mobile-friendly"

O número de usuários da Internet que se conecta a partir de um dispositivo móvel é cada vez maior. Para proporcionar uma boa experiência de navegação, os sites devem ser "mobile-friendly". Esta não é a única razão, desde abril de 2015, o Google também implantou um critério importante de SEO. Esta compatibilidade móvel passa por diferentes critérios e várias soluções técnicas permitem adotá-los. 


  • O que é um website "mobile-friendly?"
  • "Mobile-friendly" e as implicações para os editores de sites
    • Responder aos novos hábitos dos internautas
    • Favorecer uma boa classificação nos resultados de busca do Google
  • Como passar um site para a versão móvel
    • O site móvel
    • O responsive design
    • Sistemas de gerenciamento de conteúdo
  • Leia mais

O que é um website "mobile-friendly?"

O termo "mobile-friendly" se aplica a sites que são legíveis e acessíveis nos dispositivos móveis, tipo smartphone ou tablets. São sites que proporcionam uma boa experiência de navegação para os usuários de dispositivos móveis. 

O Google define o "mobile-friendly" a partir de vários critérios. De acordo com a empresa norte-americana, são sites que evitam um conteúdo incompatível do tipo "flash", 
que oferecem um texto legível e acessível sem precisar usar o zoom, que exibem um conteúdo sob medida para o tamanho da tela, sem rolagem horizontal (da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita), que propõem links suficientemente grandes e espaçados para que os internautas possam clicar sem erro. 
Fonte 

É possível adotar várias técnicas para reproduzir um vídeo na versão móvel: declinar um subdomínio do site na versão móvel, para o qual o internauta será dirigido, instalar um Design sensível que se adapte ao tipo de dispositivo móvel e atualizar o CMS (Joomla, Wordpress, etc). 

A compatibilidade com os celulares também responde à questões dos editores de sites. O objetivo é seguir os novos hábitos dos usuários e verificar a evolução do SEO. 

"Mobile-friendly" e as implicações para os editores de sites

Responder aos novos hábitos dos internautas

Os clientes preferem um acesso nômade. O conteúdo proposto deve ser adequado às expectativas dos usuários móveis e aos seus novos hábitos de leitura. 
Hoje em dia, o internauta está ativo 24 horas por dia, diariamente. É bem provável que ele faça compras online, ou consulte um site especializado, durante uma viagem de ônibus, ou antes de dormir, com um smartphone ou tablet. 

Como satisfazer o internauta 

Favorecer uma boa ergonomia móvel, ou seja, o tamanho do conteúdo, o tamanho da fonte, a janela de exibição, etc. Evitar os conteúdos poluentes tipo pop-up. 

Favorecer uma boa classificação nos resultados de busca do Google

Desde o dia 21 de abril de 2015, o Google mudou seu algoritmo. O motor de busca quer dar mais visibilidade aos sites compatíveis com a versão móvel, acessados a partir de um dispositivo móvel. O problema é que o Google também anunciou que os sites que não são "mobile-friendly" poderão ser afetados, negativamente, em seu SEO. 

Esta é uma grande evolução para o motor de busca. Com esta atualização, a empresa californiana pretende forçar os editores de sites pessoais e profissionais a declinarem a sua plataforma em versões móveis, melhorar o posicionamento nos resultados de busca para os sites considerados "mobile-friendly" e indicar um site compatível com dispositivos móveis junto aos usuários (indicação "site móvel"). 

O termo mobilegeddon foi mencionado por profissionais de SEO. Depois de alguns dias da implementação deste novo algoritmo, o SEO de alguns sites sofreu um certo impacto. O Google Webmaster Tools propõe uma ferramenta online para testar a compatibilidade de um site móvel. 

Seu site é compatível com os dispositivos móveis? 

Como passar um site para a versão móvel

O site móvel

Trata-se de um site específico, onde a ergonomia para uma navegação a partir de um suporte móvel é estudada. De um modo geral, o URL é precedido por um "m."

Vantagens: 

A ergonomia da interface para a navegação móvel é específica e o conteúdo pode ser original para usuários móveis, ao contrário da versão "desktop": produtos, catálogo, etc. 

Desvantagens: 

O desenvolvimento de um novo site envolve custos adicionais para a empresa, sem contar com a previsão de eventuais evoluções na resolução da tela (ex: a resolução de tela dos phablets). Isso exige novas ações de SEO para posicionar o site móvel dentro dos resultados de busca móvel. Qualquer conteúdo copiado da versão "desktop" pode resultar em uma penalidade por parte do Google. 

O responsive design

O responsive design utiliza as propriedades do CSS 3 (consultas de mídia) para adaptar a exibição da página conforme à resolução da tela. As colunas e as imagens são ajustadas e redimensionadas, automaticamente, de acordo com a resolução do suporte móvel. 

Vantagens: 

A estrutura e o conteúdo do site são parecidos com a versão "desktop", os URLs são os mesmos, o que evita a duplicação dos conteúdos e o custo de desenvolvimento é menor do que um site móvel dedicado. 

Desvantagens: 

As grandes (pesadas) imagens podem retardar a navegação. A exibição móvel deve ser verificada e reformulada para evitar qualquer erro de ajustamento (imagens grandes que exigem uma rolagem horizontal, caminho de navegação para a internet complicado, etc). 

Saiba mais sobre o Responsive design 

Sistemas de gerenciamento de conteúdo

Os sistemas de gerenciamento de conteúdo incorporam a versão móvel em suas últimas atualizações, (a partir da versão 3 do Wordpress, de acordo com o tema escolhido). O download e a instalação de uma extensão dedicada também podem permitir uma adaptação do site móvel. A compatibilidade pode ser verificada através das ferramentas do Google para webmasters. 

Adaptar o seu site de acordo com o CMS

Wordpress 
Joomla 
Drupal 
Magento 
Prestashop

Leia mais

SEO: critérios do Google 
SEO de um site móvel 

Imagem © Fotolia.com - Grudigvia kioskea.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.