quarta-feira, 17 de junho de 2015

Dicas para deixar o navegador Chrome mais rápido

Google Chrome rápido como um foguete
Neste tutorial estão uma série de dicas, algumas bem simples, outras mais avançadas, para você aplicar e deixar o Google Chrome rápido novamente. Fique atento aos passos indicados neste tutorial e depois não deixe de relatar sua experiência nos comentários desta postagem.



 

Desativando/removendo extensões do Chrome

Uma dica importante para manter a saúde do navegador em dia é desativar ou até mesmo desinstalar uma extensão que você não usa mais. Na barra de endereços, digite about:extensions e então pressione a tecla Enter para acessar a tela de complementos.

Lá, você vai ver todas as extensões que você instalou. Verifique se há alguma desnecessária ou pouco utilizada e desmarque a opção “Ativada” para desabilitá-la.

Desativando/removendo extensões do Chrome para deixá-lo mais rápido
Se você quiser remover completamente a extensão, basta clicar no ícone em forma de lixeira e depois confirmar a exclusão.

Desabilitando plugins do Chrome

Plugins são essenciais para executar um determinado tipo de conteúdo dentro do seu navegador, contudo é comum que alguns recursos deste tipo estejam presentes no seu browser de forma desnecessária. Isso acaba por consumir recursos e, consequentemente, deixar o Chrome lento.

Para resolver, vá até a barra de endereços do navegador, digite about:plugins e pressione a tecla Enter. Na tela que se abre, você vê a lista de todos os plugins instalados em seu navegador, então basta clicar em “Desativar” para que eles sejam desabilitados.

Desabilitando plugins do Chrome para ele ficar nais rápido
Vale lembrar que é importante ficar atento ao plugin que você desativa, pois ele pode interromper algum recurso do seu navegador. Caso você desative algo e isso dê algum problema, não se assuste, basta retornar a esta tela e reativá-lo.

Removendo dados de navegação do Chrome

Você já desabilitou plugins, removeu extensões e deve ter percebido que, para deixar o navegador mais ágil, uma faxina pode ajudar. Então, o passo seguinte é remover alguns dados de navegação. Quando você acessa a internet, muitos sites salvam arquivos de imagem, por exemplo, em seu PC, de modo a facilitar o carregamento da página em uma nova visita.

Entretanto, essa prática acaba sobrecarregando o browser, então nada melhor do que apagar algumas informações.

Utilize o atalho Ctrl + Shift + Del no seu teclado para abrir a tela de limpeza de dados de navegação.

Removendo dados de navegação do Chrome para deixá-lo bem esperto
Lá, você vai definir o que será apagado e de qual período de uso serão tais informações. Vale lembrar que esse procedimento não é estritamente necessário, então analise o que vale a pena apagar. Apagar itens como “Histórico de downloads”, “Cookies e outros dados de sites e de plug-in” e “Imagens e arquivos armazenados em cache” são as opções mais básicas.

Dados como “Histórico de navegação”, “Senhas” e “Preenchimento automático dos dados do formulário” podem tornar sua navegação menos prática, especialmente para acessar páginas e serviços utilizados com mais frequência.

Agora a parte avançada

Digite about:flags na barra de endereços e pressione a tecla Enter. Na tela que se abrir, estão listadas mais de 100 opções e, para facilitar, nós utilizaremos o sistema de busca do Chrome. Então, pressione as teclas Ctrl + F e veja a barra de pesquisa que apareceu no canto superior direito da tela.

O primeiro item a ser pesquisa é Ativar fechamento rápido de guias/janelas. Habilite a função clicando em “Ativar”.

O próximo passo é encontrar a opção Ativar SPDY/4. Habilite a função clicando em “Ativar”.

O passo seguinte é encontrar a opção Ativar recursos experimentais de canvas. Habilita esta função clicando em “Ativar”.

Agora, encontre Número de threads de varredura. Modifique a quantidade de “Padrão” para “4”.

Por fim, busque por Máxima divisão da imagem para a área de interesse. Modifique o valor de “Padrão” para “512”.

Pronto. As mudanças foram concluídas e o seu navegador já deve apresentar uma melhoria na questão da velocidade. Caso você note que algo está errado ou que o funcionamento do Chrome foi alterado para pior após estas mudanças, não se preocupe: basta refazer o mesmo caminho desativando todas as mudanças aqui sugeridas.

Fonte: Canaltech
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.