sábado, 20 de junho de 2015

Criador de Mega Man diz que desenvolvedores japoneses "precisam acordar”

Keiji Inafune
Você pode até não conhecer Keiji Inafune, mas com certeza já ouviu falar de sua obra. Ele é o criador do Mega Man, um dos personagens mais clássicos do mundo dos games, que infelizmente, acabou caindo em um ostracismo proporcionado por sua própria empresa, a Capcom. Agora, ele volta em grande estilo não apenas com um sucessor espiritual, mas com um título totalmente inédito, além de um alerta: é hora dos desenvolvedores japoneses acordarem.

Em entrevista, o criador afirmou que existe uma grande demanda, no mercado ocidental, por títulos desenvolvidos por empresas e designers japoneses. Inafune diz não saber exatamente por que isso está acontecendo, mas enxerga que as oportunidades não estão sendo aproveitadas da forma devida, como pode-se perceber na última E3 e sua pequena quantidade de títulos nipônicos em relação às propostas apresentadas por companhias do lado de cá do mundo.

Durante a feira, que terminou nesta quinta-feira (18), o produtor não apenas falou sobre sua nova criação, Mighty No.9, o sucessor espiritual de Mega Man que está prestes a chegar às lojas, como também apresentou Recore. Sua nova franquia, exclusiva para o Xbox One, conta a história de um mundo devastado e dominado por máquinas, que terá que ser descoberto e explorado pelos jogadores. Ambos, para ele, apresentam inovações e mostram que, caso os próprios produtores se desafiem, é preciso criar mais do que o que já está padronizado.

Esse movimento, porém, já está começando a mudar. Sem modéstia, Inafune afirma que seu sucesso no Kickstarter motivou outros a fazerem o mesmo. É o caso, por exemplo, de Koji Igarashi e seu Bloodstained, um sucessor espiritual de outra série abandonada, Castlevania, e também Shenmue III, apresentado com destaque na conferência da Sony com direito à presença de seu criador Yu Suzuki. As campanhas de financiamento coletivo são formas de sentir a temperatura da água e mensurar a recepção do público, na mesma medida em que se abrem as portas para que a visão original dos produtores possa ser realizada.

O lançamento de Mighty No.9 está marcado para o dia 15 de setembro nos consoles e PC, após muitos meses de desenvolvimento e apoio popular. Para Inafune, que se refere aos apoiadores do projeto como “membros da equipe”, não existe pressão nesse tipo de dinâmica, já que a maioria dos jogadores se mostrou bastante receptiva às mudanças. A ideia do game, ao contrário do que pode parecer, não é criar um clone de Mega Man, e sim um título que mostre as evoluções possíveis no personagem, algo que ele não foi capaz de fazer dentro da Capcom.

Para as sequências, porém, ainda é cedo para falar, mas uma coisa é certa: um possível Mighty No.9 2 não deve ser financiado pelo Kickstarter. Agora, Inafune provou seu ponto, e deve se voltar à Deep Silver, distribuidora do título atual, em busca de financiamento para uma possível continuação. Mas isso ainda é algo para se ver no futuro.

Fonte: Engadget


Matéria completa: http://canaltech.com.br
Anterior
Proxima

Postador

Postagens Relacionadas

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.