sábado, 16 de maio de 2015

Certificar sua empresa ou sua marca nas redes sociais


  • Redes sociais, as novas mídias para as empresas
  • Contas certificadas e verificadas: os desafios para os profissionais
  • Solicitar uma conta certificada nas redes sociais
    • No Twitter
    • No Facebook
    • No Pinterest
    • No Instagram
  • Leia mais sobre o assunto
  • Veja também: Certificar pagina facebook

Tornar credível o conteúdo proposto pela marca ou pela empresa nas redes sociais, significa passar pela verificação das páginas ou dos perfis. Esta verificação é indicada por uma etiqueta que aparece junto ao nome da página ou do perfil. Podemos encontrá-la nas redes sociais públicas, como o Facebook ou o Twitter, ou nas redes sociais ligadas à imagem, como o Pinterest e o Instagram. 

Quais são os verdadeiros desafios para os profissionais? Como obter uma etiqueta "certificada" no Twitter, no Facebook, no Pinterest ou no Instagram? 

Redes sociais, as novas mídias para as empresas

O Twitter, o Facebook, o Instagram e o Pinterest representam novas oportunidades de comunicação para as empresas e marcas. Também são novas alavancas para gerenciar o relacionamento com os clientes e a imagem da marca. 
O bom gerenciamento de sua presença nas redes sociais pode responder a vários objetivos, como: aumentar a visibilidade da empresa ou marca, 
propor novas possibilidades para o diálogo entre a marca e os internautas, clientes ou clientes potenciais, e dar uma nova imagem para a marca ou produtos da empresa. 

As redes sociais podem ser suportes para diversos conteúdos: fotos ou vídeos das atividades da marca ou dos produtos, informações sobre a vida da empresa ou o universo da marca. 

Saiba mais sobre os conteúdos propostos pelas empresas. 

Contas certificadas e verificadas: os desafios para os profissionais

As redes sociais estão se voltando cada vez mais para soluções de certificação dos perfis e das páginas relacionadas a uma empresa, uma personalidade ou uma marca. 
Esta política de "contas certificadas" tem várias vantagens para a marca: proteger a identidade da marca online, ter uma melhor visibilidade para os usuários e 
evitar o roubo de identidade. 

Solicitar uma conta certificada nas redes sociais

Existem procedimentos para se ter uma conta certificada em uma rede social. Desta maneira, ela será marcada com uma etiqueta, visível a todos, no perfil ou na página da marca ou da celebridade. 
Observação: o procedimento não é sistematicamente proposto aos profissionais ou às celebridades. Neste caso, é recomendado efetuar um link entre a rede social e o site oficial para orientar melhor os internautas. 

No Twitter

No Twitter, as contas certificadas são marcadas com uma etiqueta azul, à direita do nome da conta. A etiqueta também aparece nos resultados de busca. 
A rede social gera certificados para determinadas contas, sem nenhum procedimento por parte dos usuários. O Twitter anuncia que vai focar-se, particularmente, nos usuários mais procurados nos centros de interesses chave (música, show, moda, política, governo, mídias, empresa, etc). 

O certificado não leva em conta o número de assinantes, nem o número de tweets. 

Mesmo sem ele, você pode reivindicar uma conta no Twitter, como sendo uma conta oficial de uma marca ou de uma empresa, basta indicar o site oficial no seu perfil Twitter e colocar um link para o seu perfil Twitter no site oficial. 

Observação: depois de certificada, a conta pode perder a sua certificação, se determinadas informações forem alteradas, como o nome do usuário, por exemplo, ou se os termos de uso do Twitter forem violados. 

As contas Vine associadas a uma conta certificada do Twitter também podem ser certificadas automaticamente. 

No Facebook

O Facebook assinala os perfis ou as páginas verificadas com uma etiqueta azul. 
Vários tipos de páginas englobam essa certificação: Celebridades e figuras públicas, marcas e empresas mundiais e mídias. 

Para obter a etiqueta "certificada" em uma página do Facebook, é preciso preencher um formulário através da rede social. Este formulário deve ser acompanhado por um documento oficial que certifica a identidade ou o registro da marca. 

Consultar o formulário de solicitação de verificação no Facebook 

Observação: as páginas de comércios locais não podem ser certificadas. 

Para as páginas de comércios locais ou de empresas que não podem ser certificadas, é recomendado estabelecer um link entre o site oficial e a página do Facebook. Informar o site oficial na página e integrar um like-box (botão "Curtir") do Facebook no site. 


No Pinterest

Desde 2012, o Pinterest pode fazer a certificação. Na página, um símbolo vermelho, no lado direito da URL do site, destaca a relação entre a conta Pinterest e o site oficial. 
Esta solução é especialmente recomendada para empresas que pretendem estabelecer um link entre o seu perfil no Pinterest e no site oficial. 

O procedimento passa pela integração de um arquivo HTML de validação no site da empresa. 

Clique em Configurações. Na guia Perfil, clique em Verificar o site, baixe o arquivo HTML personalizado e coloque-o na raiz do site. A validação também pode ser confirmada através de metatags. Clique em Concluir o processo

O logotipo de validação aparecerá em poucos minutos. 


No Instagram

Anunciada em dezembro de 2014, a certificação das contas do Instagram já está sendo implantada. Para a rede social, trata-se de propor para as marcas e para as celebridades o seu reconhecimento no Instagram. 
As contas verificadas são atribuídas pela rede social para certas celebridades e marcas internacionais. Atualmente é impossível solicitar a certificação você mesmo, mas o procedimento poderá evoluir rapidamente. 

Observação: no momento, apenas as contas do Instagram com alta probabilidade de usurpação de identidade podem dispor desse tipo de etiqueta. 

Enquanto a implantação das contas verificadas não for estabelecida, o aplicativo propõe aos usuários postar um link para o seu site ou página do Facebook no seu perfil do Instagram. Também é possível integrar um feed de imagens do Instagram na página oficial do Facebook ou no site da empresa. 

Observação: as páginas do Facebook com uma etiqueta de certificação não tem, necessariamente, o mesmo tipo de etiqueta em sua conta Instagram. 

Veja as informações sobre o Instagram aqui 



Tradução feita por Ana SpadariFonte: Kioskea.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.