sábado, 11 de abril de 2015

Financiar um projeto de empresa graças ao crowdfunding


  • O que é o crowdfunding?
  • O crowdfunding: desafios e vantagens
  • Como configurar uma campanha de crowdfunding?
    • Escolha uma plataforma para sua campanha
    • Estabelecer uma estratégia em torno do projeto
  • Alguns projetos de sucesso no Brasil

O financiamento participativo ou crowdfunding é indicado para qualquer tipo de projetos. Ele pode ser uma das soluções escolhidas por uma empresa para apoiar o lançamento de um produto ou serviço inovador. 

Quais são os benefícios do crowdfunding? Será que ele apresenta riscos para a empresa? Quais são as soluções participativas de financiamento disponíveis para as pequenas e médias empresas

O que é o crowdfunding?

Crowdfunding, ou financiamento participativo, consistem em solicitar fundos à pessoas físicas ou investidores. Esta é uma alternativa ao sistema bancário para financiar um projeto ou produto. Este tipo de financiamento pode ser usado por pessoas para realizar um projeto esportivo ou humanitário por exemplo. Ele é também cada vez mais utilizado por empresas, principalmente as jovens estruturas para financiar o lançamento de um novo produto ou serviço. 

Várias plataformas gerenciam a relação entre o dono do projeto e os investidores, sejam eles particulares ou profissionais. Os modos de funcionamento que eles propõem podem variar: 

Um dom sem contrapartida: esta solução é plebiscitada pelos particulares para projetos esportivos e humanitários, 
O apoio financeiro em troca do produto acabado ou um produto derivado: esta forma de financiamento é recomendada para empresas e start-ups que podem oferecer uma recompensa ligada ao produto ou ao serviço, 
Um investimento no capital da empresa em troca de ações: fala-se também de «equity based» (remuneração com base em ações) ou «micro venturing» (Ele permite que os pequenos investidores possam investir em startups, por exemplo). 
Um empréstimo à empresa, também conhecido como "Credit crowdfunding" ou "crowdlending".

O crowdfunding: desafios e vantagens

O crowdfunding oferece uma alternativa financeira atraente para as empresas

Ele tem várias vantagens significativas

Esta é uma solução acessível para qualquer tipo de projeto e para todos os setores (alta tecnologia, moda, esporte, web, serviços pessoais). 
Ele pode intervir como complemento ou como substituto da solução bancária clássica. 
Ele permite financiar um primeiro projeto de teste antes de um desenvolvimento mais amplo e mais caro. 
Ele permite obter uma parte dos fundos necessários para convencer um banco ou investidores privados para o restante do projeto. 

O Crowdfunding também tem vantagens em termos de marketing e de publicidade para a empresa. Para que ela alcance seus objetivos, a campanha de financiamento deve ser acompanhada por uma ampla publicidade nas redes sociais e nas mídias tradicionais. Assim a empresa e seus projetos são conhecidos para um grande número de pessoas, atraindo clientes potenciais que acabam por se acostumar com o produto ou serviço, 

O Crowdfunding pode apresentar alguns riscos. 

Eles são muito limitados para a empresa, devido ao baixo custo de uma campanha. Em caso de escolha de uma plataforma ou uma fórmula pouco adequada ao projeto, ou se a campanha não atingir os seus objetivos, a empresa ainda tem a capacidade de readaptar a sua fórmula. 

Eles estão também limitados para os investidores, e definidos pela fórmula de financiamento participativo escolhido. O projeto deve ser conduzido coletivamente para ser validado e concluído. Sem essa validação, o investidor pode ser reembolsado. No caso de um investimento no capital da empresa, o risco está correlacionado com o montante investido. 

Como configurar uma campanha de crowdfunding?

Escolha uma plataforma para sua campanha

Algumas plataformas de crowdfunding são especializadas por temas e podem ser recomendadas para setores específicos. Antes de escolher uma plataforma, é necessário um estudo de cada suporte e dos projetos implicado. Quais são os resultados obtidos com projetos semelhantes? Quais são as metas financeiras a ser cumpridas? Como se comportam os contribuintes e quais são as suas expectativas? 

Plataformas internacionais 

MyMajorCompany 
Kickstarter 

Estabelecer uma estratégia em torno do projeto

A campanha de Crowdfunding pode ser vista como uma campanha de comunicação em torno da empresa e do seu projecto. 

Várias alavancas podem ser usadas

Seja cuidadoso com a página vitrina do projeto na plataforma. 
Proponha uma contrapartida atrativa para os usuários, 
Comunique-se com os colaboradores da plataforma para engajar no projeto, 
Use as redes sociais para envolver as comunidades no financiamento, 
Comunique-se nas mídias tradicionais para informá-los de projeto da empresa. 
A comunicação regular com os contribuintes também é aconselhada depois que o projeto tenha tido sucesso. Ele pode entrar em uma estratégia de fidelização de clientes potenciais, já envolvidos no sucesso da empresa. 

Alguns projetos de sucesso no Brasil

Os maiores projetos financiados pelo Crowdfunding 

Image ©Fotolia.comFonte: Kioskea.
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