sábado, 28 de março de 2015

Condições gerais de venda para um site de e-commerce

E-comerciantes, e-lojas ou e-profissionais de vendas: pequenos e grandes atores da venda online devem informar seus clientes sobre as condições de venda de seus produtos e serviços . Obrigações, principalmente às do Código do Consumidor, Código Civil e Código Comercial. As condições gerais de venda protegem o e-comerciante e o consumidor em caso de litígio resultante da execução de um contrato de venda. Desde a lei Chatel de 2008, novas menções são obrigatórias, tais como a existência de um direito de retratação para o cliente. Então, quais são os aspectos essenciais a serem desenvolvidos nas CGV (Condições Gerais de Venda) de um site e-commerce? Que cuidados tomar ? 


  • Os termos de venda: lembrete
  • E-comerciantes: Quais são as menções obrigatórias?
    • Para uma pessoa física
    • Para uma empresa
  • Termos gerais de venda propriamente ditos
    • As condições de compra on-line (pedido)
    • As condições de pagamento
    • Frete e prazo de entrega
    • Prazo de retratação
  • Outros elementos a serem adicionados e conselhos de redação
  • Outro obrigação: o resumo do pedido

Os termos de venda: lembrete

As condições de venda correspondem a todas as informações prestadas pelo fornecedor ao cliente antes da venda de um bem ou serviço, e têm a obrigação de comunicar a todos os sites de comércio eletrônico e lojas on-line (pequenas ou grandes). 
Este requisito é coberto pelo artigo L113-3 do Código de consumo, segundo o qual: 

"Qualquer vendedor de produto ou qualquer prestador de serviço deve, por meio de marcação, rotulagem, apresentação ou qualquer outro processo adequado, informar o consumidor sobre os preços, possíveis limitações da responsabilidade contratual e condições especiais de venda, " 
As CGV compreendem, de um lado, dados para identificar o vendedor on-line e, por outro, um conjunto de regras relativas à venda de produtos ou serviços, na ausência de um acordo específico. Elas são, portanto, destinadas a defender os direitos do vendedor e do comprador. 

Se, em geral, as CGV não negociáveis, no caso da venda a pessoas físicas, elas podem constituir uma base para negociação no contexto de uma venda entre fornecedores e compradores profissionais. 

E-comerciantes: Quais são as menções obrigatórias?

Os vendedores profissionais on-line devem apresentar as seguintes menções obrigatórias:

Para uma pessoa física

Sobrenome, Nome, endereço de residência 
Endereço de e-mail 

Número de telefone 

Número de inscrição no Registo de comércio e de empresas ou Diretório de profissões 

Número individual de identificação fiscal 

Para uma empresa

Razão social 
O endereço da empresa 

O endereço de e-mail; Número de telefone 

O número de registo no RCS ou o Diretório das profissões; Número Individual de Identificação fiscal 

Termos gerais de venda propriamente ditos

As menções legais acima deve ser preenchidas e as condições gerais de venda propriamente ditas. 
Dentre elas, é essencial incluir: 

As condições de compra on-line (pedido)

Esta parte descreve principalmente: 
Os termos da ordem dos pedidos (on-line, através da criação de um espaço cliente, por telefone, correio, etc.) 

O registro do pedido e as razões que podem invalidá-lo 

As condições de pagamento

Meios de pagamento aceitos (cartões de crédito, cheques, PayPal, vales, etc.) 
As regras que regem o pagamento em várias parcelas 

O modo de garantia de pagamento 

Frete e prazo de entrega

No artigo L.121-20-3 do Código do Consumidor, o profissional é obrigado a incluir uma menção sobre o prazo de entrega, em suas CGV (ou TOS = Termos Obrigatórios de Serviço). "O fornecedor deve indicar, antes da conclusão do contrato, a data limite em que se compromete a entregar o bem ou executar os serviços. Caso contrário, o fornecedor deverá entregar o bem ou executar o serviço na conclusão contrato". 
Indicando o tempo de entrega, é importante expressá-lo em "dias úteis" (todos os dias da semana, exceto domingos e feriados) para evitar qualquer mal-entendido. 

Prazo de retratação

De acordo com o artigo L.121-20 do Código do Consumidor, todo consumidor tem um prazo de 7 dias para exercer seu direito de "retratação sem ter que dar razões ou pagar multas, exceto o custo de retorno". 
Desde a Lei Châtel de 2008, o cyber-comerciante está sujeito às mesmas obrigações que o vendedor por correspondência e deve, em particular, "exibir no site da sua loja a existência do direito de retratação e possíveis exclusões" . 

No exercício do direito de retratação pelo cliente, a indicação de um prazo de reembolso nas CGC é recomendada. 

Outros elementos a serem adicionados e conselhos de redação

Apresentar os preços com todas as taxas incluídas sobre o fornecimento de produtos e serviços (IVA) 
Fornecer informações claras sobre garantias, serviços e condições após-venda , e as condições de rescisão do contrato. 

Fornecer, se for o caso, números de telefone não sobrecarregados. 

Indicar as regras relativas às mudanças de preços dos produtos, especificar as regras de validade e aplicações de ofertas especiais (ex: promoções). 

Outro obrigação: o resumo do pedido

Os artigos 1369-4, e seguintes, do Código Civil, especificam os requisitos relativos à conclusão de contratos de venda em formato eletrônico. 
Este artigo impõe aos sites de comércio eletrônico o fornecimento de "meios técnicos para o usuário, antes da conclusão do contrato, para identificar erros cometidos na entrada de dados e corrigi-los." 
Os clientes devem ser capazes de visualizar o seu pedido, como um resumo: para saber o preço total, incluindo taxas de entrega e modificar o seu carrinho de compra ou seu endereço para envio, a qualquer momento. 


Tradução feita por Lucia Maurity y Nouira
Fonte: Kioskea.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.