Nova plataforma tecnológica da AMD foi arquitetada para imersão e foco em ambientes de realidade virtual
Março de 2015 – A AMD, fornecedora de processadores e placas gráficas, anunciou uma iniciativa para oferecer a melhor experiência de realidade virtual para desenvolvedores e usuários. A primeira solução resultante dessa ação é a LiquidVR™, um pacote de tecnologias inovadoras voltadas a oferecer uma experiência sem igual para conteúdos de realidade virtual desenvolvidos para hardware AMD.
A LiquidVR aumenta o conforto para rodar aplicações ao aumentar a performance e a compatibilidade plug-and-play com headsets desenvolvidos para realidade virtual. O SDK transforma diversas tecnologias disponíveis ao ajudar a resolver os obstáculos de conteúdo, conforto e compatibilidade que, juntos, permitem à indústria dar um passo maior em direção jogos, aplicativos e experiências em realidade virtual.
Na realidade virtual, o conceito de "presença" é descrito como a percepção de estar presente fisicamente em um ambiente simulado, de maneira que o usuário de sinta totalmente imerso. O obstáculo crucial nesse trabalho é a latência do movimento, o tempo entre o usuário mover sua cabeça e quando seus olhos veem uma imagem atualizada refletindo a nova posição. Minimizar o atraso é crítico para alcançar tanto presença quanto o conforto, dois elementos principais em um bom ambiente de realidade virtual.
Reduzir a latência envolve todo o ecossistema de processamento, da GPU às aplicações, passando pela tecnologia do monitor presente no headset. Os subsistemas de hardware e software para as placas gráficas AMD representam a maior parte do avanço para reduzir a latência e, com a LiquidVR, a empresa resolve o desafio de trazer suavidade e respostas mais ágeis para os desenvolvedores e criadores de conteúdo.
“Com esse anúncio damos um importante passo para o avanço da realidade virtual. A AMD LiquidVR vem colaborar para que o ecossistema desenvolva soluções que ofereçam uma experiência excepcional para os usuários”, afirma Roberto Brandão, Diretor-Geral da AMD Brasil e Diretor de Canais da AMD América do Sul.
Os recursos presentes na versão 1.0 do SDK do LiquidVR incluem:
· Async Shaders para movimento de cabeça suave, habilitando o acelerador de hardware Time Warp. Esta última, uma tecnologia que usa informação atualizada da posição da cabeça do usuário depois de um frame ter sido renderizado e então reflete a imagem para o novo ponto, antes de mandá-la para o headset. Minimizando efetivamente a latência entre o movimento da cabeça e o que aparece na tela
· Compatibilidade Multi-GPU para renderização avançada, uma tecnologia que permite que múltiplos processadores gráficos trabalhem juntos para melhorar a taxa do frame rate. Cada placa gráfica renderiza o ponto de vista de um olho e, então, compõe os resultados em uma única imagem estéreo em 3D. Com essa tecnologia, configurações multi-GPU se tornam ideais para realidades virtuais com alta taxa de frames, fornecendo altos frame rates para uma experiência mais suave.
· Temporizador para leitura de movimento de cabeça em tempo real, um mecanismo de programação que ajuda na leitura de informações enviadas do dispositivo que fica na cabeça do usuário para a GPU o mais rápido possível, praticamente eliminando a necessidade de qualquer sobreposição de API e reduzindo a latência;
· Conexão direta ao display anexando intuitivamente os headsets de VR, para fornecer realidade virtual plug-and-play a partir das placas gráficas AMD Radeon, para conectar o fone de ouvido VRl, permitindo que recursos como a inicialização direta para o display ou o uso de estruturas estendidas de display dentro do Windows.
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.