domingo, 1 de março de 2015

Afiliação, parceria, publicidade ... como rentabilizar um site?

Sites de notícias ligados à empresa, blogs de desenvolvimento pessoal, blogs de especialistas, etc. Quando um suporte tem uma boa visibilidade na internet, a questão pode ser colocada tanto para os particulares quanto para os profissionais: como rentabilizar o seu site


  • Rentabilizar um site: quais os desafios?
  • Rentabilizar um site: limites e práticas
  • SEO e lucros: qual é o impacto?
  • Rentabilizar um site de soluções
    • Artigo patrocinado
  • Leia mais

Existem várias formas de rentabilizar um site, como a afiliação, a publicidade, os artigos patrocinados. Quais são suas características? Como escolher a solução mais adequada e, como programá-la no site? 

Rentabilizar um site: quais os desafios?

Rentabilizar um site consiste em implantar soluções para obter vantagens financeiras. Isso pode incluir tanto um blog (desenvolvimento pessoal, compartilhamento de experiências e de conhecimentos), quanto um site de notícias ou de comunidade. 

Os objetivos para o editor do site podem variar: pagar a hospedagem e o nome de domínio do site, rentabilizar o tempo gasto para animar o site, identificar benefícios para assegurar uma atividade complementar, etc. 

Estas soluções também permitem atender a demanda de uma empresa ou de uma marca, que gostariam de aproveitar da fama de um site para falar sobre seus próprios produtos. 

Rentabilizar um site: limites e práticas

A implementação de campanhas de afiliação, campanhas publicitárias e artigos patrocinados não devem perder de vista a importância da audiência e/ou da comunidade online

Em alguns casos, a audiência pode se estimar lesada pela publicidade: exibição frequente, banners e artigos patrocinados não indicados, etc. 

Algumas dessas práticas devem ser observadas: 

Informar a comunidade do desenvolvimento de campanhas publicitárias (editorial, artigo dedicado, etc). 
Reservar um espaço dedicado para a publicidade, de tal forma que o conteúdo editorial e o conteúdo de propaganda fiquem separados, 
Verificar o conteúdo das publicidades ao usar um tipo delicado de publicidade (ex: conteúdo adulto). 

SEO e lucros: qual é o impacto?

O tráfego do site tem um impacto direto sobre as receitas geradas

- Um grande público significa mais visualizações dos anúncios online, 
- Os espaços publicitários e artigos patrocinados podem ser vendidos mais caro quando o tráfego é forte, 
- Um público-alvo pode levar a uma maior taxa de cliques sobre os produtos oferecidos em afiliação. 

Observação: no caso de compras de links patrocinados para um site exterior, é recomendável verificar o posicionamento do site e seu conteúdo, a fim de evitar um efeito negativo em seu próprio SEO. 

Para saber mais: Leia Referenciar seu site e Otimizar o SEO de seu blog Wordpress 

Rentabilizar um site de soluções

1) A publicidade 

Esta é uma das maneiras mais rápidas para rentabilizar um site. Mas, é ela que também gera amenor renda

Várias plataformas são especializadas na gestão de campanhas de publicidade em um site ou blog. Elas agem como intermediários entre o editor do site e o publicitário

Etapas a seguir: 

- Inscrever-se em uma plataforma do tipo AdSense (Google) ou Criteo. 
- Configurar sua conta informando o URL do site e o tipo de conteúdo proposto. 
- Depois da validação, as campanhas de publicidade podem ser integradas como blocos de anúncios e banners nas páginas ou artigos. 
- A remuneração é calculada por clique (CPC) ou por número de impressões (CPM), 
- É possível recusar certas campanhas publicitárias (ex: as de um concorrente). O anunciante também pode decidir não aparecer no site. 
- As propagandas propostas são, geralmente, ligadas ao tema do site e também utilizam as técnicas de Retargeting publicitário (Redirecionamento). 

2) Afiliação 

A afiliação se refere a uma parceria, mais complexa, entre um anunciante e o editor do website. O anunciante tem um produto para vender e o editor faz a sua promoção no site através de um espaço publicitário específico, por exemplo. Para cada venda ou clique realizado no site, o editor ganha uma comissão. 

Várias plataformas têm se especializado no desenvolvimento deste tipo de parceria: Affilinet, Zanox, TradeDoubler, etc. 

As formas de pagamento podem variar de acordo com as condições: 

Remuneração por compra: na forma de uma comissão sobre a venda de até 10% do valor, 
Remuneração por formulário: valor fixo para a ação específica de um usuário (registro em um formulário, por exemplo), 
Pay per click (remuneração por clique): valor fixo para cada clique do usuário no banner. 

Esta abordagem de parceria é vantajosa tanto para o editor quanto para o publicitário

- A parceria pode ser adaptada ao tipo de conteúdo proposto no site, 
- Ambas as partes podem optar pela exclusividade de conteúdo, 
- Supervisionada por uma rede de afiliados, ela é sujeita à regras rígidas de funcionamento para ambas as partes, 
- A taxa de cliques é controlada, assim como a remuneração. 

Observação: alguns vendedores online também propõem uma afiliação direta onde os usuários podem participar do programa da marca. Este é o caso da Amazon. 

Mais informações sobre a Afiliação

Artigo patrocinado

Um artigo patrocinado é um artigo de blog redigido pelo proprietário do site, a pedido de uma empresa ou marca, que o paga por isso. De um modo geral, o artigo segue a mesma linha editorial do site no qual está hospedado. Na verdade, a empresa quer identificar o público-alvo habitualmente atraído pelo blog. 

O artigo patrocinado é publicado em um contexto específico: o leitor deve ser informado sobre o seu caráter publicitário, através da menção "artigo patrocinado". Este procedimento deve ser respeitado para que ela não perca a confiança do seu público. 

Ele pode ser objeto de uma transação direta entre a empresa, ou marca, e o editor, ou através de uma agência de publicidade. Algumas agências de RP (Relações Públicas) também usam artigos patrocinados como meio de comunicação com um público específico. 

Tradução feita por Ana SpadariFonte: Kioskea.
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