sábado, 7 de fevereiro de 2015

Problemas com games online? CPBR8 discute qualidade da Internet para jogos

Quem nunca reclamou da qualidade de Internet do computador ou do celular? O cenário fica ainda pior para quem joga online. Muitos não sabem que a velocidade da conexão é fundamental para a qualidade e rapidez dos jogos. O gerente de projetos da NIC.br, Fabrício Tamusiunas, explica os motivos da baixa qualidade da conexão. Para ele, é preciso considerar latência, jittler, perda de pacotes e vazão.
Campus Party (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Campus Party termina neste domingo (8). (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)
Se três jogadores atirarem com 20m, 40m e 60m, o que tiver menor número atirará primeiro 
Fabrício Tamusiunas, NIC.Br
“Latência é o tempo que os pacotes levam para chegar ao destino. É o tempo que eu vou demorar para o servidor dos jogos e voltar para o usuário. Ou seja, se três jogadores atirarem com 20m, 40m e 60m, o que tiver menor número atirará primeiro”, explicou Tamusiunas aos campuseiros. 
O jitter é a variação da latência. Os dados podem ter grande variação de envio e devolução. Isso é prejudicial principalmente para a comunicação nos jogos online, já que a voz pode sair metalizada ou cortada.
Campus Party (Foto: TechTudo)Fabrício Tamusiunas explica os motivos e a qualidade de Internet para games (Foto: Laura Martins/TechTudo)



A perda de pacotes é, resumidamente, o não funcionamento da Internet. “Não adianta jogar, porque os dados não serão enviados”, afirma. A vazão nada mais é do que a próxima conexão. Porém, ela pode ser dividida em duas categorias: TCP (para email e WEB) e UDP (para chamadas VoIP, videoconferência e jogos online).
Para saber se a Internet está com boa qualidade, o usuário pode usar diferentes ferramentas. Uma delas é o Simet, do próprio NIC.br. O site, que é oferecido gratuitamente, revela os níveis de todas as características a partir do CEP e da Internet contratada.
Apesar disso, o usuário pode fazer o teste, obter bons resultados e, mesmo assim, o jogo não funcionar. O especialista finaliza explicando que o problema tem duas razões. “Os servidores podem estar distantes. Os servidores do PlayStation estão muitas vezes no Japão, o que dá mais de 230m de latência até o servidor. Além disso, o caminho até os servidores pode estar com problemas”, conclui.
Fonte: TechTudo.
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