quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Mais de 1 bilhão de smartphones foi vendido em 2014

Galaxy S6 conceito
De acordo com os analistas da empresa GfK, no ano passado foi vendido 1,2 bilhão de smartphones em todo o mundo. Isso representa um aumento de 23% em relação ao ano anterior, e pela primeira vez ultrapassa a marca de 1 bilhão de unidades. 

A América Latina apresentou a maior taxa de crescimento na venda de smartphones, com 36 milhões de unidades vendidas apenas no último trimestre, o que representa um aumento de 43% na comparação anual. Ao longo do ano, a região também viu o valor do total de vendas crescer, representando um aumento de 37% na comparação anual, chegando a quase US$ 10 bilhões.

Já o Japão e outros países desenvolvidos da região Ásia-Pacífico viram suas vendas de smartphone diminuir 5% em 2014 (com uma queda de 4% apenas no quarto trimestre). A mudança ocorreu em partes devido a mudanças em subsídios de aparelhos na Coreia, mas também devido à saturação do mercado.
A América do Norte parece ser a  única região que conseguiu atingir um meio termo: vendeu um grande número de smartphones no ano passado, ficando atrás apenas da China, e também apresentou um crescimento de 28%, o que a deixa acima da média global.

Veja os números referentes ao quarto trimestre de 2014:

RegiãoUnidades vendidasValor das vendas (em bilhões)
América Latina36 milhõesUS$ 9,9 
Europa Central e Oriental21,5 milhõesUS$ 5,1 
América do Norte57 milhõesUS$ 25,1 
Ásia-Pacífico (Países Emergentes)41,8 milhõesUS$ 7,6 
Meio Oeste e África37,8 milhõesUS$ 10,8 
Europa Ocidental40 milhõesUS$ 17,2 
China95,1 milhõesUS$ 28,3
Ásia-Pacífico (Países Desenvolvidos)17,3 milhõesUS$ 10,9
TOTAL292 milhõesUS$ 114,8

Porém, os analistas também preveem que este ano as vendas não devem aumentar tanto quanto em 2014, e a taxa de crescimento deve permanecer na casa dos 14% em 2015, com uma média de 1,368 bilhão de dispositivos vendidos. 

O motivo da desaceleração seria o fato de diversos países estarem atingindo o seu ponto de saturação – a exemplo da região Ásia-Pacífico – e por isso cada vez mais a indústria foca sua atenção em dois locais: nos mercados emergentes, onde a adoção de smartphones ainda está em sua fase inicial; e nos consumidores que estão trocando seus dispositivos por modelos mais novos e com telas maiores.


Matéria completa: http://canaltech.com.br
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.