Desenvolvimento é o novo foco do Facebook. A rede social revelou na Campus Party 2015 que possui um projeto chamado F Start, focado em encontrar desenvolvedores talentosos pelo mundo. E o investimento não é pequeno. Segundo Ime Archibong, diretor de parcerias estratégicas do Facebook, quando se trata uma ideia ainda está no papel, o suporte pode ser maior que US$ 20 mil e para acelerar uma startup já existente, sobe para US$ 60 mil ou mais. Em palestra lotada na oitava edição do evento, o executivo convidou os campuseiros a desenvolver usando recursos e APIs do próprio Facebook.
Ime Archibong, diretor de Parcerias Estratégicas do Facebook, na Campus Party Brasil (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)
Todo esse investimento não é por acaso. Quanto mais gente desenvolvendo e utilizando plataformas da rede social, mais o próprio Facebook se promove e melhora. Exatamente por isso, a empresa oferece diferentes auxílios de compartilhamento e facilidade de programação para os desenvolvedores.
Archibong explica que os auxílios são divididos em três partes: Build (Construir), Grow (Crescer) e Monetize (Monetizar). O primeiro pilar possui ferramentas para autorização de Login, para que um usuário possa se conectar em um app por meio de seu perfil no Facebook. No segundo, App Insights, o desenvolvedor pode observar quando alguém faz login e ver quais as coisas que usuário mais gosta e por onde ele “anda”. Já o App Links, facilita a abertura de links sem que seja necessário abrir um browser.
Ime Archibong, diretor de Parcerias Estratégicas do Facebook, na Campus Party (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)
Desenvolvedores locais vão construir produtos que irão moldar o futuro
Ime Archibong, Facebook
Na parte focada para crescimento, há a possibilidade de utilizar o Sharing – ferramenta que permite o compartilhamento de locais, status e contextos do aplicativo para o Feed de Notícias; Mobile Like Button – para facilitar o Curtir nas páginas; Message Dialog / Whatsapp Share Button – que permite o envio de informações e links direto no Chat do Facebook ou no Whatsapp; Mobile App Ads Work – para que seu aplicativo apareça nas sugestões do Facebook.
Por fim, as ferramentas para monetizar são: Mobile App Engagement Ads – que ajuda o aplicativo a ter mais “caminhos”. Por exemplo, um aplicativo de viagem com foco em voos mais baratos pode ter um botão de “Compre agora”. Quando a pessoa clica, é direcionada ao aplicativo que poderá vender a passagem. Há, também, o Audience Network – que ajuda a fazer propagandas “customizadas” para devices móveis e não somente banners sem interatividade.
F-Start, evento de desenvolvedores do Facebook, acontece também no Brasil (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)
O executivo ressalta que a importância do investimento em desenvolvedores existe porque eles acreditam que são essas pessoas que farão a diferença no futuro. Ele exemplifica dizendo que antigamente um Guia impresso seria o suficiente para saber tudo sobre um local, enquanto hoje só é necessário um dispositivo móvel.
“Desenvolvedores locais vão construir produtos que irão moldar a forma da maior parte da experiência do mundo no futuro”, finaliza o Aschibong.
O Facebook Start realizará um evento em São Paulo no dia 9 de fevereiro, e um no Rio de Janeiro no dia 11 de fevereiro, para realizar apresentações sobre a plataforma e conversar com desenvolvedores. A entrada é gratuita mas necessita de cadastro via (fbstartsaopaulo.splashthat.com) ou (fbstartriodejaneiro.splashthat.com).
Fonte: TechTudo.
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