Várias cópias ilegítimas do WhatsApp Web surgiram desde o seu lançamento, a fim de invadir o comptador e roubar informações do usuário.
Há algumas semanas, o WhatsApp lançou uma versão web oficial de seu serviço, compatível com computadores e tablets pelo navegador Chrome. No entanto, alguns cibercriminosos estão aproveitando a euforia causada por esta novidade para distribuir malwares entre os usuários. É o que diz o Kaspersky Lab no seu siteSecureList, onde ele avisa que uma série de aplicativos, ao infectar os computadores, comprometem seriamente a segurança do usuário, indica o portal kioskea.es.
Uma dessas ameaças é um software malicioso, que se espalha através de diversas páginas da internet, difundindo uma versão falsa do WhatsApp para desktop que, ao se instalar, infecta o computador com um Trojan roubando os dados pessoais e bancários do usuário.
Em outros sites espanhóis e árabes, também é proposto o download de um suposto cliente de serviços para PC que, para a sua instalação, solicita o número de telefone do internauta. Se o usuário se cadastrar, ele começará a receber inúmeras mensagens de texto com spam.
Outra ameaça relacionada com o WhatsApp desktop é uma extensão para Chrome ilegítima, que apresenta um visual muito parecido com o do site oficial.
A Kaspersky lembra que não é necessário instalar nada no computador para executar o WhatsApp Web e recomenda exclusivamente a versão Web Oficial para Chrome.
Foto: © Creative Commons - Flickr: Glimpse a Realidade.via kioskea.
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.