terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Conheça a origem dos hologramas e as aplicações da tecnologia hoje

Apesar de ter sido criada há algum tempo, a holografia ainda desperta curiosidade e dúvidas em muitas pessoas. A tecnologia é uma espécie de “fotografia tridimensional” e funciona por causa da propriedade ondulatório da luz. Enquanto as fotos tradicionais registram somente a intensidade das ondas luminosas, a holografia grava, também, as saliências e vales das ondas, criando imagens em relevo com o auxílio de raio laser. O resultado a gente já conhece em filmes, shows e uma série de invenções que surpreendem. 
Holograma starwars (Foto: Reprodução)Hologramas já marcaram presença em uma série de filmes (Foto: Reprodução/YouTube)





Inventada em 1948, a tecnologia dos hologramas é obra do físico Dennis Gabor, da Húngria, e rendeu nada mais, nada menos, que o Nobel de Física em 1971 ao criador. Mas o que essa invenção tem de tão especial assim? Para que um holograma seja feito é preciso fonte de luz propagada em somente uma direção (como o laser) e um filme hipersensível. A luz do raio é dividida em dois feixes: um ilumina o objeto e a reflete sobre o filme e o segundo ilumina diretamente o filme.
Hoje em dia não é preciso ir tão longe para ver um holograma, ele pode estar até na sua carteira. Aquelas figuras brilhantes e manchas coloridas de um cartão de crédito, usadas para evitar falsificação, são hologramas – apesar de não aparentarem nada de impressionante. 
holograma cartão (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)Holograma também marcam presença nos cartões (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)

Por outro lado, o holograma pode até “reviver” alguém e isso já aconteceu: já vimos shows de personalidades como Cazuza, Michale Jackson, Tupac Shakur e Renato Russo com imagens holográficas em cima de um palco.
Holograma de Tupac em 2012 (Foto: Reprodução / ArabParrot)Holograma de Tupac em 2012 (Foto: Reprodução/ArabParrot)
Isso não quer dizer que a maneira mais interessante da holografia não possa chegar às nossas mãos. Na China, já há o primeiro celular com holograma do mundo. O Takee 1 é o primeiro smartphone da Xiaomi e possui sensores de movimento – que acabam com a necessidade de tocar o aparelho. Além disso, são quatro câmeras nos quatro cantos do dispositivo que permitem a visualização de imagens holográficas, assim como o rastreio do olhar.
Takee 1 é o primeiro celular com holograma (Foto: Divulgação /Ximao)Takee 1 é o primeiro celular com holograma (Foto: Divulgação/Ximao)
Microsoft também nos ajuda a ir para cenas como do filme “Minority Report”. A empresa está em fase de testes do computador HoloLens, dispositivo de realidade aumentada que mais se parece com um óculos do que com um computador como você conhece.
HoloLens nos leva a cenas de filmes (Foto: Divulgação / Microsoft)HoloLens nos leva a cenas de filmes (Foto: Divulgação/Microsoft)
Se misturada a outras tecnologias, a inovação pode ir além. A Intel apresentou na CES 2015 um protótipo de tela que projeta imagens sensíveis ao toque, algo que já havia sido pensado por empresas menores. Com a tecnologia RealSense – sensor de objetos capaz de aumentar a inteligência a diferentes objetos – as imagens se tornam interativas. Porém, o projeto não está em fase inicial de produção e ainda não foi dito para quê a tecnologia será usada.
via TechTudo.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.