terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Brinquedo baseado no supercomputador IBM Watson estreia no Kickstarter

Os brinquedos infantis estão cada vez mais inteligentes e pensando nisso a desenvolvedora Elemental Path resolveu incrementar seu novo produto com um supercomputador IBM Watson. Com formato de dinossauro T-Rex, mas bem amigável, os CogniToys permitem comunicações mais avançadas com os pequenos usuários como funções educacionais e até conversar de forma mais real.
Brinquedo inteligente em formato de dinossauro tem supercomputador IBM Watson (Foto: Divulgação/Kickstarter)
Brinquedo inteligente em formato de dinossauro tem supercomputador IBM Watson (Foto: Divulgação/Kickstarter)
O projeto dos CogniToys está em financiamento pelo Kickstarter e a ideia do brinquedo é que a interação com as crianças seja mais completa e educacional. A tecnologia implementada pela companhia Elemental Path permite o dinossauro colorido ouvir e falar com a criança, e com isso o brinquedo aprende e se desenvolve. O recurso de reconhecimento de voz é ativado quando o usuário aperta um botão na barriga do brinquedo e para que tudo isso funcione, o produto tem diversas funções.
CogniToys prometem interagir com crianças de forma mais completa (Foto: Divulgação/Kickstarter)CogniToys prometem interagir com crianças de forma mais completa (Foto: Divulgação/Kickstarter)
A companhia que tem como co-fundadores Donald Coolidge e JP Benini é a primeira a desenvolver brinquedos com tecnologia do supercomputador IBM Watson. Graças a isso que é possível implementar recursos mais avançados nos CogniToys. O IBM Watson é uma tecnologia cognitiva que processa a informação de forma mais semelhante com um humano, com a compreensão de diferentes tipos de linguagens, gerando interações mais reais do que um computador comum sem todo o seu poder.
Brinquedo inteligente permite conversar com pequenos usuários e ter funções educacionais (Foto: Divulgação/Kickstarter)Brinquedo inteligente permite conversar com pequenos usuários e ter funções educacionais (Foto: Divulgação/Kickstarter)
Os CogniToys têm conexão com a Internet e o mais interessante: funções personalizadas. Com isso o brinquedo inteligente é adaptável dependendo da criança e vai conhecendo seu pequeno usuário, evoluindo com ele. Além disso, o sistema explora as cores favoritas, outros brinquedos, interesses e tudo mais para moldar a sua personalidade, que muda ao longo do tempo, com inteligência artificial.
Molde é feito com impressora 3D (Foto: Divulgação/Kickstarter)Molde é feito com impressora 3D (Foto: Divulgação/Kickstarter)
Tudo isso é voltado para a educação da criança, de uma forma mais divertida. O projeto inclui módulos de jogos com diferentes temáticas educativas como ortografia, rimas, matemática, vocabulário e muito mais. Dessa forma, o projeto busca atrair melhor a atenção da criança para que ela aprenda de forma mais rápida. A companhia utilizou ainda impressoras 3D para “dar vida” e forma ao seu projeto.
Desenvolvedores criam primeiro brinquedo integrado com supercomputador IBM Watson (Foto: Divulgação/Kickstarter)Desenvolvedores criam primeiro brinquedo integrado com supercomputador IBM Watson (Foto: Divulgação/Kickstarter)
Os CogniToys, formulado pela Elemental Path está em fase de arrecadação pelo projeto Kickstarter. Com isso, o modelo de dinossauro verde deve começar a ser enviado para os compradores a partir de novembro deste ano, pelo preço a partir de US$ 99 (cerca de RS 260, em conversão direta e sem taxas) e pode ser encomendado de qualquer país do mundo, inclusive Brasil. 
Quem é o Watson?
Segundo a IBM, o desafio do Watson é desenvolver um supercomputador que possa compreender e responder à linguagem humana, e que mude a forma como interagimos com as máquinas. O Watson, o sistema da IBM desenhado para responder às perguntas de um do programa de TV Jeopardy!, já é uma referência em linguagem e análise, com processamento avançado, usando POWER7, rodando paralelo.

"O Watson competiu contra os dois dos campeões mais famosos e bem-sucedidos, Ken Jennings e Brad Rutter, em um concurso de duas instâncias que foi transmitido durante três noites consecutivas" e respondeu as perguntas em menos de três segundos, processando dados em tempo real.
Via Kickstarter, TechTudo.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.