sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Uso do aplicativo Mail no Mac


  • O que é Mail ?
  • Configuração do Mail
  • Escrever uma nova mensagem?
  • Ler um e-mail?
  • Responder a um e-mail?
  • Anexos
  • O novo recurso "Anotar"
  • O recurso "Conversas"
  • Mail Drop
  • Organizar a sua caixa de e-mails
  • Pesquisar no Mail

O que é Mail ?

Mail é um cliente de mensagens disponível no Mac. Este aplicativo permite que você configure suas contas de mensagens no Mac. Ele é compatível com os principais serviços de mensagens: Gmail, Yahoo, AOL, Microsoft Exchange, iCloud, etc. 

Configuração do Mail

Ao abrir o aplicativo Mail, você deverá configurar a sua conta de e-mail. Para fazê-lo, selecione o seu provedor de e-mail (Gmail, Yahoo ou outro) ou selecione Adicionar outra conta de e-mail (ou "Add other mail account") e clique em Continuar, para confirmar. 

Em seguida, digite o seu endereço de e-mail e senha, sua conta será ativada automaticamente com a ajuda do seu endereço de e-mail (Leopard ou Yosemite). Se você tiver uma versão mais antiga do sistema operacional (Tiger), você deverá digitar o seu servidor de envio e de emissão. 

Para ajudá-lo, leia este artigo sobre os protocolos de mensagens e, neste link, você encontrará os endereços dos servidores de mensagens dos principais fornecedores de acesso à internet. 
Se você quiser adicionar outras contas de e-mail, você deverá adicioná-las nas preferências de sua conta principal. 

Escrever uma nova mensagem?

Veja como fazer para criar uma nova mensagem: 
- No teclado, pressione as teclas Cmd + N
- Em seguida, Arquivo > Nova mensagem.. 
- Clique no ícone abaixo, na janela de e-mail: 


Em seguida, você poderá preencher a sua nova mensagem como qualquer e-mail (Destinatário, Assunto, Mensagem). Ao terminar de escrevê-lo, você poderá fechar a janela para salvar a mensagem como rascunho ou enviá-la, clicando no ícone abaixo: 


Se você não estiver conectado à internet, o Mail salvará a sua mensagem na caixa de saída para enviá-la, automaticamente, quando a conexão for restabelecida. 

Ler um e-mail?

Mail exibe, automatica e regularmente, todos os seus e-mails, mas se você estiver esperando um e-mail importante, você pode clicar diretamente no ícone abaixo: 


Em seguida, selecione o e-mail que você quer abrir, no painel da esquerda, e ele será aberto na janela da direita. 

Responder a um e-mail?

Para responder a uma mensagem, clique na seta abaixo: 

Se houver vários destinatários na mensagem que você recebeu, e você quiser responder a todos, clique na seta dupla: 


Para enviar o e-mail, clique em: 


Para transferir o e-mail para outro destinatário, clique nesta seta: 


Anexos

Se você quiser anexar um arquivo ou imagem ao seu e-mail, arraste o arquivo, ou a imagem, diretamente (drag and drop) para o corpo do e-mail, ou clique no ícone abaixo, para abrir uma janela para que você escolha o seu arquivo. 

O funcionamento é o mesmo para abrir um anexo: clique duas vezes nele para abrí-lo e arraste-o para a pasta de sua escolha, para salvá-lo, ou faça Arquivo > Salvar Anexos

O novo recurso "Anotar"

O novo recurso Anotar apareceu com o Yosemite. Ele permite que você desenhe ou escreva anotações com cores diferentes, diretamente em um arquivo anexo. 


Para fazê-lo, você só precisa adicionar um anexo ao seu e-mail e navegar na imagem que aparece. Você verá o ícone abaixo aparecer no canto superior direito da sua imagem (ou documento): 


Em seguida, clique em Anotar no menu que aparece. 
Uma caixa de ferramentas vai aparecer, com 4 ferramentas e uma paleta de cores (em ordem: ferramenta de esboço, formas, texto e assinatura): 


O recurso "Conversas"

Mail reúne todos os e-mails que você troca com o mesmo contato, neste recurso chamado Conversas. Isso facilita muito a triagem dos e-mails e seu acompanhamento, pois eles são, automaticamente, ordenados por contato. Somente as mensagens não lidas serão exibidas, para que você veja de forma mais clara; os outros e-mails (já lidos) serão ocultados, mas você poderá lê-los quando quiser. 

Mail Drop

Mail Drop é um recurso que só existe no Yosemite e que te ajudará a enviar seus arquivos pesados, com até 5 Gb no máximo, sem precisar passar por um site ou cliente de e-mail externo. Porém, você deverá se conectar ao iCloud para usar este recurso. O aplicativo Mail vai carregar, automaticamente, o seu arquivo no iCloud. Se o destinatário não usar o Mail, ele receberá um link para download, ou o anexo chegará no e-mail como tradicionalmente. 

Organizar a sua caixa de e-mails

Você poderá criar diversas caixas de e-mail para armazenar as suas mensagens (trabalho, pessoal, amigos, familiares, etc). Estas caixas aparecerão na barra lateral esquerda do aplicativo. 


Veja como criar uma caixa de e-mail adicional: 
- No aplicativo Mail, selecione Caixa de Entrada (também chamado de "Inbox"), clique nela e em Nova Caixa de e-mail
- Na janela que se abre, escolha o local de sua nova caixa de e-mail. 
- Selecione o cliente de e-mail que você usa para o endereço que você quer encontrar nesta nova caixa. 
- Nomeie a sua nova caixa de e-mail e valide. 
Para enviar um dos seus e-mails para uma caixa de e-mail específica, você pode arrastá-lo diretamente para a caixa de sua escolha, ou clicar com o botão direito do mouse no e-mail e selecionar a opção Mover, no menu que aparece. 

Pesquisar no Mail

O aplicativo tem um campo de busca onde você pode digitar uma palavra-chave, nome, título, etc. Isto pode ser útil, principalmente se você esqueceu o nome do remetente, se você estiver procurando um item específico, ou um anexo. A pesquisa pode ser aplicada a uma ou mais caixas de e-mail. 
Tradução feita por Lucia Maurity y NouiraFonte: Kioskea.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.