Empresa japonesa já cortara estimativa de lucro operacional para o ano. Companhia anunciou saída do Brasil neste ano.
A Nintendo emitiu um alerta sobre seus resultados nesta quarta-feira (28), afirmando que mesmo que venda menos consoles de videogames, o forte enfraquecimento do iene significa que as vendas da companhia fora do Japão vão inflar o lucro líquido da companhia neste ano fiscal.
A companhia afirmou que as vendas do dispositivo portátil 3DS foram fracas na temporada de compras natalinas em meio à intensa concorrência. Apesar do lucro operacional ter subido quase 50% no trimestre de outubro a dezembro ante o mesmo período do ano anterior, o terceiro trimestre fiscal é o maior para a empresa, mas não vai conseguir compensar a fraqueza até o final de março.
"Tivemos algum progresso no lucro, mas, de muitas formas, não tivemos uma performance perfeita", disse o presidente-executivo da Nintendo, Satoru Iwata, a jornalistas. O executivo está esperando conseguir levar a Nintendo para seu primeiro lucro operacional anual em quatro anos.
Pressionada pelas rivais Sony e Microsoft no lado dos consoles e por populares jogos para celulares de outro, a Nintendo havia cortado pela metade a meta de lucro operacional para o ano que se encerra em março, para 20 bilhões de ienes (US$ 169 milhões). Analistas, em média, esperavam 36,6 bilhões de ienes, segundo dados da Thomson Reuters.
A Nintendo obtém mais de 70% de suas vendas fora do Japão. A desvalorização do iene infla o valor das vendas internacionais da companhia quando estas são convertidas de volta para a moeda japonesa.
A Nintendo registra ganhos cambiais em suas contas separadamente do lucro operacional. Impulsionada por esses ganhos, a empresa disse que agora espera um lucro líquido de 30 bilhões de ienes neste ano fiscal, acima dos 20 bilhões previstos anteriormente, em uma grande reviravolta a partir de um prejuízo líquido de 23,2 bilhões um ano antes.
A companhia teve lucro operacional no trimestre de outubro a dezembro de 31,8 bilhões de ienes ante 21,7 bilhões um ano antes. O resultado foi ajudado por uma queda significativa nos custos uma vez que optou por produzir menos consoles de videogames.
Fonte: G1
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.