O ataque hacker em novembro do ano passado à Sony e seu estúdio de cinema resultou em milhões de dólares em prejuízo para a empresa, além de diversas situações embaraçosas devido ao vazamento de conteúdos de e-mails. No entanto, o caso pode não ter sido uma surpresa para a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA).
Segundo documentos secretos da NSA aos quais o New York Times teve acesso, a ofensiva foi previamente detectada pelos norte-americanos que estavam monitorando as ações de hackers norte-coreanos há alguns anos. Com isso, agentes da entidade sabiam do gigantesco ataque que a Sony estava prestes a sofrer, que foi considerado um dos maiores de 2014, junto com aqueles que afetaram a Xbox Live, da Microsoft, e o iCloud, da Apple.
A agência já investigava há alguns anos movimentações hackers da Coreia do Norte. Em 2010 a NSA detectou pela primeira vez que computadores norte-coreanos tentavam usar conexões à internet da China para invadir os sistemas dos EUA.
Quando identificou as tentativas da Coreia do Norte, a agência iniciou um programa de segurança para a construção de um malware que fosse capaz de invadir e rastrear as conexões, computadores e atividades empregadas pelos hackers asiáticos - com o software, era possível vigiar as ações de hackers do país asiático. Essa seria uma explicação mais plausível pela rapidez com que o governo norte-americano acusou a Coreia do Norte por ser responsável pelos ataques contra a Sony. A NSA sabia previamente do ataque, antes mesmo dele ser executado.
A ação da Coreia do Norte então pode não ter sido motivada apenas pelo filme A Entrevista, mas foi a acusação óbvia e aceitável que os Estados Unidos fizeram devido ao conteúdo que parodiava Kim Jong-un.
A revelação gerou outro questionamento, porque a NSA, sabendo de antemão do ataque planejado contra a Sony, não avisou o estúdio sobre o que estava prestes a acontecer? Tal razão é de conhecimento apenas de governantes americanos e não deve ser divulgada à população.
Matéria completa: http://canaltech.com.br
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.