NVIDIA versus ATI! Se você que possui um computador montado e escolheu peça por peça a dedo, possivelmente deve conhecer todos os modelos dessas grandes fabricantes. Aliás, é mais provável que você conheça apenas uma dessas marcas, pois a maioria que decide usar um PC personalizado começa a pegar gosto por determinada marca e repulsa pela outra. É claro que a postagem tem a única intenção de criar discussões saudáveis para que todos possam ver os aspectos positivos em ambas as fabricantes.
Aliás, essas duas grandes marcas não permitem um combate exatamente idêntico ao que ocorre quando comparamos video games. Se você notar bem, os consoles da Sony e da Microsoft são duas tecnologias que não evoluíram mais e receberam apenas novos acessórios, enquanto as fabricantes de placas gráficas estão sempre em constante evolução.
Sendo assim, o post pretende mostrar um pouco dessa corrida e do que cada fabricante vem inserindo no mercado da informática. Obviamente, não opino nesta disputa, apesar de ter uma NVIDIA GeForce 7300 LE (512 MB) em minha máquina, afinal de contas o que interessa aqui é o seu ponto de vista, portanto leia e opine à vontade!
GeForce é uma marca de aceleradores gráficos 3D para PCs desenvolvida pela NVIDIA. Os primeiros produtos da família GeForce eram vendidos para os consumidores de placas aceleradoras 3D de alto desempenho, mas os produtos seguintes expandiram a linha para todos os públicos de placas gráficas. Até 2006 foram lançadas sete gerações do projeto GeForce.
Após o projeto NV3, a NVIDIA passou a utilizar um ciclo de lançamentos de seis meses, no outono do hemisfério norte era lançado uma arquitetura inédita, e na primavera uma atualização menor, esse ciclo foi mantido até o lançamento da geração GeForce FX.
ATI Technologies é uma fabricante multinacional de hardware para computadores, mundialmente conhecida por suas CPUs e suas placas de vídeo. A empresa está sediada em Markham, Região Metropolitana de Toronto, Ontário, Canadá. Entre os demais produtos da empresa estão chipsets para placas-mãe e dispositivos móveis, além do estreitamento de relações com LAN houses, por meio de promoções (descontos na compra de placas) e eventos como o Encontro dos proprietários de LAN houses.
A empresa que cresceu muito depois da compra por parte da AMD. A ATI oferece grandes tecnologias e vem crescendo muito graças à rapidez com que lança novas placas gráficas.
Na acirrada disputa pelo primeiro lugar como maior fabricante do ramo, ambas as marcas investem em tecnologia constantemente para criar novas placas e sair na frente. Ano passado a Microsoft havia anunciado o lançamento do DirectX 11, fator que fez as fabricantes de chips gráficos agilizarem o processo na criação de hardware compatível.
A verdade é que a ATI lançou placas com DirectX 11 ainda no ano passado e saiu anos-luz na frente da NVIDIA. Demonstrando superioridade, a ATI conseguiu tomar o posto de maior vendedora durante o período em que reinou com o DX 11. A NVIDIA até anunciou novos modelos, contudo demorou aproximadamente seis meses para colocar um produto com a mesma tecnologia no mercado.
Quando a NVIDIA lançou sua placa, já havia oito modelos da ATI com suporte para DirectX 11. Apesar da difícil concorrência, a NVIDIA não deixou barato e lançou uma placa realmente potente. Atualmente as duas brigam acirradamente pelo posto de melhor, sendo que em alguns games a ATI mostra melhores resultados e em outros a NVIDIA fica com a glória.
Obviamente, quando se trata de qualidade gráfica não se considera apenas a tecnologia DirectX 11, pois ela não proporciona todos os detalhes em um game. Sendo assim, a Ageia havia entrado no ramo das placas e criado a tecnologia PhysX — importantíssima para dar mais realismo as partículas físicas.
A NVIDIA aproveitou sua fortuna para comprar a tecnologia PhysX e inserir configurações específicas em seus chips a fim de rodar as partículas físicas dos jogos usando o processador da placa de vídeo. E claro que a ATI não teve muito o que fazer, visto que a tecnologia é proprietária e muitos desenvolvedores usam o PhysX em seus jogos.
Todavia, a ATI também não fica pra trás, porque apesar de a NVIDIA ser a única capaz de rodar PhysX via hardware, os PCs que usam ATI podem usar softwares que executam a tecnologia. Claro que isso exige muito do processador, mas se estamos falando de computadores robustos, não há porque ter dó do CPU, o qual deve seguir o nível top das placas de vídeo.
A ATI sempre foi uma fabricante que prezou por manter preços baixos, característica semelhante da AMD. Apesar de lançar produtos com alta tecnologia, a ATI conseguiu manter os preços numa faixa razoável, de modo que com muita economia os jogadores podem adquirir uma Radeon de alto desempenho.
A NVIDIA por outro lado abusou de sua fama e sempre manteve preços mais altos, visto que os usuários sempre usam o argumento “NVIDIA é melhor, vale o preço”. Todavia, ultimamente a história talvez tenha mudado de figura, pois enquanto a ATI vendia placas com DirectX 11 por um determinado valor, a NVIDIA insistia em manter preços altos de produtos com DirectX 10.
Com certeza o lançamento das novas GeForce ajudou a baratear os preços das antigas placas, porém os produtos com suporte para DirectX 11 chegaram novamente com um preço elevado. Considerando apenas o modelo mais top (GTX 480), nota-se uma diferença de 100 dólares em relação à placa equivalente da ATI (HD5870).
Falando em inovação, não há como não pensar na fantástica tecnologia 3DVision que tem feito a NVIDIA manter-se no topo com suas placas. Muitos games vêm aderindo ao 3D e com isso o lado verde da força tem vendido muitos kits (com óculos e placa). Nem todo mundo gosta, mas para as desenvolvedoras de jogos o 3D é uma ideia fantástica que gera muito lucro.
Nesse aspecto ainda não há como a ATI concorrer, pois não há anúncios oficiais do lançamento de uma tecnologia 3D por parte da AMD. Todavia, a fabricante do lado vermelho da força tem suas artimanhas e tenta conquistar os jogadores com outra tecnologia.
Apesar de não proporcionar imagens saltando para fora da tela, a tecnologia Eyefinity viabiliza um campo de visão muito maior dos jogos. Evidentemente, ela só está ao alcance de jogadores com grande poder aquisitivo, porque além de ter que comprar uma placa muito potente, o jogador deve ter vários monitores (três ou mais).
Não adianta espernear, atualmente a AMD ATI está na frente. Por ter sido esperta e investido na criação de placas com DirectX 11 bem antes da NVIDIA, a ATI conseguiu tomar a frente e criar a placa mais potente da atualidade.
A AMD ATI Radeon HD5970 é a única placa com suporte para DirectX 11 e dois núcleos de processamento. Além disso, existem montadoras que aproveitaram a HD5970 para criar modelos com 4 GB de memória RAM. Sendo assim, em todos os testes realizados pela internet, a AMD ATI fica com o posto de fabricante mais potente.
Obviamente os resultados das análises na internet demonstram apenas que uma placa de núcleo duplo da AMD ATI é melhor que uma de núcleo único da NVIDIA. Todavia, em breve o lado verde da força deve lançar um processador gráfico com dois núcleos.
Se você já comprou uma placa de vídeo algum dia, deve ter notado que existe uma grande quantidade de montadoras. Dentre tantas estão a XFX, a ASUS, a MSI, a Zogis, a Palit e muitas outras. As montadoras não influenciam muito na briga entre as fabricantes, porém ajudam o usuário a definir qual modelo desejam comprar, visto que fazem placas com diferentes quantidades de memória, configurações e jogos.
Antigamente a NVIDIA contava com as principais marcas a seu favor. Entre elas estava a XFX, que sempre foi conhecida apenas por trabalhar com a marca GeForce. Essa alegação sempre foi um ponto positivo a favor dos consumidores que adoram a NVIDIA, justamente porque a ATI contava com marcas menos conhecidas, como a PowerColor e a Sapphire.
Felizmente a maioria das grandes marcas foi obrigada a fechar contrato com a ATI, justamente em decorrência do pioneirismo no lançamento de processadores gráficos com suporte para DirectX 11. Atualmente a XFX, a ASUS, a MSI e tantas outras já produzem placas com os processadores Radeon, fator que beneficia todos os jogadores.
Falando em discussões de placas de vídeo, não poderíamos esquecer que essas duas fabricantes criaram processadores gráficos para os principais consoles da geração atual. Quando alguém coloca o tema “melhor video game” numa conversa, pode saber que o aspecto qualidade gráfica vai ser abordado e aí é que o bicho pega.
A ATI deu o primeiro passo nesse sentido e criou chips dedicados para o Xbox 360 e o Nintento Wii. A placa do Wii não é grande destaque no quesito gráfico, mas certamente proporciona excelentes resultados para o propósito do console. Já o processador gráfico do Xbox 360 mostra-se muito poderoso e proporciona uma qualidade incrível como é possível notar em jogos como Gears of War 2 e Mass Efect 2.
Se por um lado a ATI produz placas para dois consoles, por outro a NVIDIA não deixa barato e fabrica um processador fenomenal para o Playstation 3. Os melhores gráficos do PS3 são claramente visualizados em games como God of War 3, Uncharted 2 e Killzone 2.
Aproveitando a enorme quantidade de vendas, as fabricantes de placas de vídeo patrocinam jogos para que seus nomes sejam divulgados. A NVIDIA é um claro exemplo de empresa que utiliza absurdamente o marketing a seu favor.
Quem sempre está antenado com os novos lançamentos de jogos já deve ter percebido que às vezes o logo da NVIDIA aparece antes mesmo de o jogo começar. Isso acontece geralmente em games que podem utilizar o 3DVision ou o PhysX.
A AMD ATI não investe muito nesse aspecto, porém de uns tempos para cá houve um crescimento absurdo no número de jogos patrocinados pela marca. Alguns exemplos são encontrados na página oficial da fabricante.
Enfim, agora que foi expostas os principais pontos positivos e negativos de cada fabricante. Atualmente, qual a melhor fabricante de placas de vídeo? Deixei seu comentário!
Fonte: Tecmundo
Aliás, essas duas grandes marcas não permitem um combate exatamente idêntico ao que ocorre quando comparamos video games. Se você notar bem, os consoles da Sony e da Microsoft são duas tecnologias que não evoluíram mais e receberam apenas novos acessórios, enquanto as fabricantes de placas gráficas estão sempre em constante evolução.
Sendo assim, o post pretende mostrar um pouco dessa corrida e do que cada fabricante vem inserindo no mercado da informática. Obviamente, não opino nesta disputa, apesar de ter uma NVIDIA GeForce 7300 LE (512 MB) em minha máquina, afinal de contas o que interessa aqui é o seu ponto de vista, portanto leia e opine à vontade!
Conhecendo os fabricantes das placas de vídeo
GeForce é uma marca de aceleradores gráficos 3D para PCs desenvolvida pela NVIDIA. Os primeiros produtos da família GeForce eram vendidos para os consumidores de placas aceleradoras 3D de alto desempenho, mas os produtos seguintes expandiram a linha para todos os públicos de placas gráficas. Até 2006 foram lançadas sete gerações do projeto GeForce.
Após o projeto NV3, a NVIDIA passou a utilizar um ciclo de lançamentos de seis meses, no outono do hemisfério norte era lançado uma arquitetura inédita, e na primavera uma atualização menor, esse ciclo foi mantido até o lançamento da geração GeForce FX.
ATI Technologies é uma fabricante multinacional de hardware para computadores, mundialmente conhecida por suas CPUs e suas placas de vídeo. A empresa está sediada em Markham, Região Metropolitana de Toronto, Ontário, Canadá. Entre os demais produtos da empresa estão chipsets para placas-mãe e dispositivos móveis, além do estreitamento de relações com LAN houses, por meio de promoções (descontos na compra de placas) e eventos como o Encontro dos proprietários de LAN houses.
A empresa que cresceu muito depois da compra por parte da AMD. A ATI oferece grandes tecnologias e vem crescendo muito graças à rapidez com que lança novas placas gráficas.
1 - Placas com suporte para DirectX 11
Na acirrada disputa pelo primeiro lugar como maior fabricante do ramo, ambas as marcas investem em tecnologia constantemente para criar novas placas e sair na frente. Ano passado a Microsoft havia anunciado o lançamento do DirectX 11, fator que fez as fabricantes de chips gráficos agilizarem o processo na criação de hardware compatível.
A verdade é que a ATI lançou placas com DirectX 11 ainda no ano passado e saiu anos-luz na frente da NVIDIA. Demonstrando superioridade, a ATI conseguiu tomar o posto de maior vendedora durante o período em que reinou com o DX 11. A NVIDIA até anunciou novos modelos, contudo demorou aproximadamente seis meses para colocar um produto com a mesma tecnologia no mercado.
Quando a NVIDIA lançou sua placa, já havia oito modelos da ATI com suporte para DirectX 11. Apesar da difícil concorrência, a NVIDIA não deixou barato e lançou uma placa realmente potente. Atualmente as duas brigam acirradamente pelo posto de melhor, sendo que em alguns games a ATI mostra melhores resultados e em outros a NVIDIA fica com a glória.
2 - Tecnologias importantes
Obviamente, quando se trata de qualidade gráfica não se considera apenas a tecnologia DirectX 11, pois ela não proporciona todos os detalhes em um game. Sendo assim, a Ageia havia entrado no ramo das placas e criado a tecnologia PhysX — importantíssima para dar mais realismo as partículas físicas.
A NVIDIA aproveitou sua fortuna para comprar a tecnologia PhysX e inserir configurações específicas em seus chips a fim de rodar as partículas físicas dos jogos usando o processador da placa de vídeo. E claro que a ATI não teve muito o que fazer, visto que a tecnologia é proprietária e muitos desenvolvedores usam o PhysX em seus jogos.
Todavia, a ATI também não fica pra trás, porque apesar de a NVIDIA ser a única capaz de rodar PhysX via hardware, os PCs que usam ATI podem usar softwares que executam a tecnologia. Claro que isso exige muito do processador, mas se estamos falando de computadores robustos, não há porque ter dó do CPU, o qual deve seguir o nível top das placas de vídeo.
3 - Relação custo-benefício
A ATI sempre foi uma fabricante que prezou por manter preços baixos, característica semelhante da AMD. Apesar de lançar produtos com alta tecnologia, a ATI conseguiu manter os preços numa faixa razoável, de modo que com muita economia os jogadores podem adquirir uma Radeon de alto desempenho.
A NVIDIA por outro lado abusou de sua fama e sempre manteve preços mais altos, visto que os usuários sempre usam o argumento “NVIDIA é melhor, vale o preço”. Todavia, ultimamente a história talvez tenha mudado de figura, pois enquanto a ATI vendia placas com DirectX 11 por um determinado valor, a NVIDIA insistia em manter preços altos de produtos com DirectX 10.
Com certeza o lançamento das novas GeForce ajudou a baratear os preços das antigas placas, porém os produtos com suporte para DirectX 11 chegaram novamente com um preço elevado. Considerando apenas o modelo mais top (GTX 480), nota-se uma diferença de 100 dólares em relação à placa equivalente da ATI (HD5870).
4 - Exibição de qualidade
Falando em inovação, não há como não pensar na fantástica tecnologia 3DVision que tem feito a NVIDIA manter-se no topo com suas placas. Muitos games vêm aderindo ao 3D e com isso o lado verde da força tem vendido muitos kits (com óculos e placa). Nem todo mundo gosta, mas para as desenvolvedoras de jogos o 3D é uma ideia fantástica que gera muito lucro.
Nesse aspecto ainda não há como a ATI concorrer, pois não há anúncios oficiais do lançamento de uma tecnologia 3D por parte da AMD. Todavia, a fabricante do lado vermelho da força tem suas artimanhas e tenta conquistar os jogadores com outra tecnologia.
Apesar de não proporcionar imagens saltando para fora da tela, a tecnologia Eyefinity viabiliza um campo de visão muito maior dos jogos. Evidentemente, ela só está ao alcance de jogadores com grande poder aquisitivo, porque além de ter que comprar uma placa muito potente, o jogador deve ter vários monitores (três ou mais).
5 - A placa mais potente
Não adianta espernear, atualmente a AMD ATI está na frente. Por ter sido esperta e investido na criação de placas com DirectX 11 bem antes da NVIDIA, a ATI conseguiu tomar a frente e criar a placa mais potente da atualidade.
A AMD ATI Radeon HD5970 é a única placa com suporte para DirectX 11 e dois núcleos de processamento. Além disso, existem montadoras que aproveitaram a HD5970 para criar modelos com 4 GB de memória RAM. Sendo assim, em todos os testes realizados pela internet, a AMD ATI fica com o posto de fabricante mais potente.
Obviamente os resultados das análises na internet demonstram apenas que uma placa de núcleo duplo da AMD ATI é melhor que uma de núcleo único da NVIDIA. Todavia, em breve o lado verde da força deve lançar um processador gráfico com dois núcleos.
6 - As montadoras
Se você já comprou uma placa de vídeo algum dia, deve ter notado que existe uma grande quantidade de montadoras. Dentre tantas estão a XFX, a ASUS, a MSI, a Zogis, a Palit e muitas outras. As montadoras não influenciam muito na briga entre as fabricantes, porém ajudam o usuário a definir qual modelo desejam comprar, visto que fazem placas com diferentes quantidades de memória, configurações e jogos.
Antigamente a NVIDIA contava com as principais marcas a seu favor. Entre elas estava a XFX, que sempre foi conhecida apenas por trabalhar com a marca GeForce. Essa alegação sempre foi um ponto positivo a favor dos consumidores que adoram a NVIDIA, justamente porque a ATI contava com marcas menos conhecidas, como a PowerColor e a Sapphire.
Felizmente a maioria das grandes marcas foi obrigada a fechar contrato com a ATI, justamente em decorrência do pioneirismo no lançamento de processadores gráficos com suporte para DirectX 11. Atualmente a XFX, a ASUS, a MSI e tantas outras já produzem placas com os processadores Radeon, fator que beneficia todos os jogadores.
7 - Consoles que usam chips gráficos
Falando em discussões de placas de vídeo, não poderíamos esquecer que essas duas fabricantes criaram processadores gráficos para os principais consoles da geração atual. Quando alguém coloca o tema “melhor video game” numa conversa, pode saber que o aspecto qualidade gráfica vai ser abordado e aí é que o bicho pega.
A ATI deu o primeiro passo nesse sentido e criou chips dedicados para o Xbox 360 e o Nintento Wii. A placa do Wii não é grande destaque no quesito gráfico, mas certamente proporciona excelentes resultados para o propósito do console. Já o processador gráfico do Xbox 360 mostra-se muito poderoso e proporciona uma qualidade incrível como é possível notar em jogos como Gears of War 2 e Mass Efect 2.
Se por um lado a ATI produz placas para dois consoles, por outro a NVIDIA não deixa barato e fabrica um processador fenomenal para o Playstation 3. Os melhores gráficos do PS3 são claramente visualizados em games como God of War 3, Uncharted 2 e Killzone 2.
8 - Jogos patrocinados
Aproveitando a enorme quantidade de vendas, as fabricantes de placas de vídeo patrocinam jogos para que seus nomes sejam divulgados. A NVIDIA é um claro exemplo de empresa que utiliza absurdamente o marketing a seu favor.
Quem sempre está antenado com os novos lançamentos de jogos já deve ter percebido que às vezes o logo da NVIDIA aparece antes mesmo de o jogo começar. Isso acontece geralmente em games que podem utilizar o 3DVision ou o PhysX.
A AMD ATI não investe muito nesse aspecto, porém de uns tempos para cá houve um crescimento absurdo no número de jogos patrocinados pela marca. Alguns exemplos são encontrados na página oficial da fabricante.
9 - Final: sua escolha
Enfim, agora que foi expostas os principais pontos positivos e negativos de cada fabricante. Atualmente, qual a melhor fabricante de placas de vídeo? Deixei seu comentário!
Fonte: Tecmundo
as NVidia Geforce são melhores aguenta muita pressão
ResponderExcluir