sábado, 8 de novembro de 2014

YouTube capacita professores a produzirem vídeos educativos no Brasil

YouTube Educação é uma parceria do Google com a Fundação Lemann, que tem como objetivo oferecer material escolar de qualidade aos alunos e educadores. Para capacitar os profissionais da área, o YouTube Brasil mandou um estúdio móvel para 11 cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, buscando ensinar professores de universidades e escolas a produzir, gravar e editar conteúdo educativo para a internet.  
Youtube Educação (Foto: Divulgação/ Silvia Saito)Caminhão do Youtube Educação com estúdio móvel para ensinar educadores (Foto: Divulgação/ Silvia Saito)

A oficina, que foi oferecida dentro de um caminhão do YouTube, contou com uma estrutura composta por dois ambientes, sendo um estúdio de captação e uma sala de edição. Nela, os professores aprenderam sobre iluminação, cenário e recursos necessários para a gravação dos vídeos.  
Mas para garantir a qualidade do material, o site de compartilhamentos de vídeos vai além. Todo conteúdo audiovisual passa por uma curadoria antes de chegar até o YouTube Educação, onde são avaliados conceitos como: áudio, conteúdo e inteligibilidade do vídeo.
YouTube Educação (Foto: divulgação/Silvia Saito)Estúdio móvel do YouTube Educação ensina técnicas de gravação de vídeos (Foto: Divulgação/ Silvia Saito)




Hoje, já são 97 canais dentro do YouTube Educação, com milhares de visualizações todos mês. Para um dos embaixadores do projeto, Rafael Procopio, o sucesso do projeto está na diversidade dos vídeos. "Os alunos podem procurar por metodologias de ensino diferentes, desde vídeos mais tradicionais até aqueles onde o professor ensina cantando. São diferentes formas de aprender e se ele não gostou com um professor, pode procurar outros até chegar no que mais se identifica", disse, em conversa com o TechTudo. 
Em 2010, Procopio, que é professor do ensino médio há 10 anos, decidiu criar um canal no YouTube, chamado de Matemática Rio. A fórmula de vídeos curtos misturados com humor e conhecimentos deu certo e hoje o canal já possui mais de 5 milhões de visualizações, vindas de todos os lugares do Brasil e também do exterior, de países como Portugal e Angola. 
Youtube Educação (Foto: Gabriella Barreira/ TechTudo)Rafael Procopio e Paulo Valim, embaixadores do projeto Youtube Educação (Foto: Gabriella Barreira/ TechTudo)



Já para o professor de Química Paulo Valim - também embaixador do projeto YouTube Educação e dono do canal Química em ação -, o diferencial de dar aulas pela internet está no interesse dos estudantes. "É o aluno que vai atrás de você e escolhe assistir os nossos canais. Ele não é obrigado a estar ali, como muitos se sentem quando vão a escola. O estudante está no conforto de casa, e se está assistindo é porque quer mesmo aprender", explica Valim. 
Atualmente, o YouTube Educação possui vídeo-aulas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio e agrega canais de diferentes disciplinas como: Biologia, Espanhol, Inglês, Física, Geografia, Matemática, Português, entre outras.
A plataforma é aberta e qualquer pessoa pode enviar vídeos para para avaliação e aprovação do canal, basta ter uma boa qualidade audiovisual e o conteúdo estar correto. Já os professores que tiveram seus canais aprovados podem incluir o material sempre que desejarem, sem precisar passar pela curadoria novamente. 
Fonte: TechTudo.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.