quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Lista traz 5 recursos úteis escondidos no VLC

Muito mais do que um simples reprodutor de mídia, o VLC é um aplicativo completo que fornece vários recursos para seus usuários. Porém, algumas ferramentas ainda são pouco exploradas, por estarem escondidas no aplicativo. Para ajudá-lo a melhorar sua experiência com o VLC, o TechTudo separou cinco recursos do software que podem ser muito úteis. 
Conheça 5 recursos do VLC que podem ser muito úteis (Foto: Reprodução/Lifehacker)Conheça 5 recursos do VLC que podem ser muito úteis (Foto: Reprodução/Lifehacker)
Baixe vídeos do YouTube com a ajuda do VLC
O VLC não baixa vídeos do YouTube, mas pode te ajudar a fazer isso. O software descobre o verdadeiro endereço do vídeo e assim permite a você salvar no navegador. Veja como.
Passo 1. Abra o Navegador, acesse o vídeo que deseja baixar e copie a URL da barra de endereços;
Copiando endereço do YouTube (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Copiando endereço do YouTube (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 2. Execute o VLC, clique no menu “Mídia” e depois na opção “Abrir Fluxo de Rede”;
Acessando a opção “Abrir Fluxo de rede” (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção “Abrir Fluxo de rede” (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)



Passo 3. Cole o link do YouTube na caixa de texto e a seguir clique em “Reproduzir”;
Iniciando a reprodução de vídeo do YoutTube no VLC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a reprodução de vídeo do YoutTube no VLC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 4. Com o arquivo sendo reproduzido, Clique no menu “Ferramentas” e em “Informações sobre o Codificador”;
Acessando as informações do codificador no VLC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as informações do codificador no VLC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 5. Na tela que aparece, aperte com o botão direito na caixa de texto que fica na frente do campo “Local”. No menu, clique em “Select All” (Selecionar tudo);
Selecionando o endereço real do vídeo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o endereço real do vídeo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 6. Clique com o botão direito na caixa de texto novamente e dessa vez, clique na opção “Copy” (Copiar);
Copiando o endereço real do vídeo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Copiando o endereço real do vídeo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 7. Volte para o seu navegador e cole o link na barra de endereços. Isto irá abrir o arquivo de origem diretamente nos servidores do YouTube;
Passo 8. Clique com o botão direito do mouse, e no menu que será exibido, clique na opção “Salvar vídeo como…”;
Clicando na opção Salvar vídeo como... (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando na opção "Salvar vídeo como..." (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 9. Por fim, informe a pasta e clique no botão “Salvar”.
Salvando o vídeo no computador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Salvando o vídeo no computador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Grave sua área de trabalho
Os que precisam registrar o que acontece na tela do sistema também podem contar com o VLC. O programa permite gravar tudo que se passar na tela, de um jeito bem simples. Para isso, faça o seguinte:
Passo 1. Execute o VLC, clique no menu “Mídia” e depois na opção “Abrir Dispositivo de Captura…”;
Acessando a opção Abrir Dispositivo de Captura... (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Abrir Dispositivo de Captura..." (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 2. Na janela que aparece, clique no menu suspenso “Modo de captura” e selecione “Área de Trabalho”;
Definindo o modo de captura para Área de Trabalho (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Definindo o modo de captura para "Área de Trabalho" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 3. Modifique a taxa de quadros para 15 f/s. Isso provavelmente será o suficiente para a gravação no desktop, embora 30 possa ser o necessário para o movimento mais acelerado. A seguir, clique na seta para baixo ao lado de “Reproduzir” e selecione “Convert”;
Definindo os parâmetros de captura (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Definindo os parâmetros de captura (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 4. Em “Perfil”, clique na lista suspensa e escolha a opção MP4. Em “Destino”, use o botão “Procurar” para escolher um local para colocar o arquivo final. Depois, clique em “Iniciar”;
Definindo os parâmetros de conversão (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Definindo os parâmetros de conversão (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 5. Após clicar em “Iniciar”, o VLC irá gravar seu desktop em segundo plano. Deixe-o funcionar enquanto você grava o que está sendo feito no seu desktop. Quando estiver pronto, você pode clicar no botão de parada no programa, para terminar a gravação.
Converta seus vídeos
Outra funcionalidade importante do VLC é a capacidade de converter arquivos multimídia para vários formatos. Para ver como fazer a conversão de arquivos no programa, dê uma olhada no tutorial do TechTudo sobre como converter arquivos com o VLC.
Grave sua webcam
Se você possui uma webcam, com o VLC é possível usá-la para fazer suas próprias gravações, veja como:
Passo 1. Execute o VLC e clique no menu “Mídia”. Depois, clique na opção “Abrir Dispositivo de Captura…”;
Acessando a opção Abrir Dispositivo de Captura... (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Abrir Dispositivo de Captura..." (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 2. Na tela que aparece, clique no menu suspenso “Modo de captura” e selecione “DirectShow”;
Selecionando o modo DirectShow (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o modo "DirectShow" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 3. Para o “nome do dispositivo de vídeo”, clique na seta ao lado e escolha a sua webcam. Depois faça o mesmo para a opção “nome do dispositivo de áudio”. A seguir, clique em “Opções avançadas”;
Definindo os parâmetros da webcam (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Definindo os parâmetros da webcam (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 4.  Se você quiser usar o software que acompanha o dispositivo para controlar as configurações de entrada, marque a opção “Propriedades do dispositivo”. Caso contrário, insira um valor para o “Taxa de quadros da entrada de vídeo”. 30 quadros é uma boa opção para ter fluidez no vídeo, mas você pode usar menos, se não estiver preocupado com a qualidade. Confirme as alterações, clicando em “OK”;
Definindo os parâmetros da gravação em Opcções Avançadas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Definindo os parâmetros da gravação em "Opcções Avançadas" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 5. A partir desse ponto, você tem duas opções: clicar em “Reproduzir” para reproduzir vídeos ao vivo através de segmentos VLC e gravar quando necessário - clicando no botão vermelho de gravação -, ou “Convert” no menu suspenso e selecionar onde você gostaria que o arquivo fosse gravado. Ambos os métodos têm as suas vantagens. Experimente e decida qual é o melhor para você.
Inscreva-se em podcasts
Você pode até não pensar no VLC como um gerenciador de podcast, mas a ferramenta pode ser realmente muito útil. Para adicionar um podcast, você vai precisar do feed RSS dele, o que normalmente pode ser copiado no site de quem fornece. Depois de encontrar o feed RSS para o podcast que você deseja, siga os passos abaixo para cadastrá-lo no VLC.
Passo 1. Se a barra lateral do VLC não estiver visível, clique no menu “Exibir” e depois na opção “Lista de Reprodução”;
Ativando a exibição da lista de reprodução no VLC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ativando a exibição da lista de reprodução no VLC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 2. Com a barra visível, passe o mouse sobre a opção “Podcasts” e clique no sinal de mais “+” que aparece;
Iniciando a inclusão de um podcast no VLC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a inclusão de um podcast no VLC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 3. Na pequena janela que é exibida, cole a URL do poscast que você quer adicionar e clique em “OK”.
Incluindo um podcast no VLC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Incluindo um podcast no VLC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 4. Agora, o podcast que você cadastrou aparecerá na seção lateral Podcasts. Clique no nome dele e você verá uma lista de episódios disponíveis. Clique duas vezes sobre qualquer um deles para começar a fazer streaming.
VLC exibindo o podcast cadastrado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)VLC exibindo o podcast cadastrado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Concluindo
Como vimos, o VLC tem muitas opções, além da simples reprodução. O programa pode ter várias utilidades, tudo depende da sua necessidade e de alguns ajustes. Aproveite cada opção do VLC e explore-as ao máximo.
Fonte: TechTudo.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.