A nova rede social Ello tem como diferencial não mostrar anúncios. Mas, na prática, não é bem assim, uma vez que o site acaba exibindo publicidades de terceiros. De acordo com o FAQ do Ello, a pedido dos próprios usuários, é permitido publicar links do YouTube, Vimeo, SoundCloud entre outras mídias online com anúncios embutidos. No entanto, a boa notícia é que os desenvolvedores dizem estar trabalhando em uma plataforma própria de vídeos, mas que ainda não há uma previsão de lançamento.
"Nós não controlamos o que as pessoas publicam no Ello. Se você não gosta do que alguém está postando, a boa notícia é que você não tem que segui-lo", explica a rede social. "A pedido de nossos usuários, o Ello suporta vídeos do YouTube, Vimeo, SoundCloud, e outros arquivos de mídia que podem ter anúncios embutidos. Nós não podemos parar isso, porém estamos trabalhando em nosso próprio sistema de hospedagem de vídeo e de áudio", completa a equipe do Ello em comunicado.
Conhecido como “anti-Facebook", o Ello tem como proposta não mostrar publicidade e não vender dados pessoais dos usuários - prática adotada pela rede social de Mark Zuckerberg. Em seu Manifesto, o Ello diz aos novos usuários que em outras redes sociais cada post compartilhado, cada amigo que se faz e cada link que o usuário segue é monitorado, registrado e convertido em dados. Sendo assim, os anunciantes compram esses dados para que exibir cada vez mais anúncios no feed do usuário.
“Você é o produto que é comprado e vendido. Nós acreditamos que há um caminho melhor. Acreditamos na beleza, simplicidade e transparência. Acreditamos que as pessoas que fazem coisas e as pessoas que as usam devem estar em parceria. Uma rede social pode ser uma ferramenta usada para incentivar a consciência social e não para enganar, coagir e manipular. Vamos usar esse lugar para se conectar, criar e celebrar a vida”, diz o Manifesto, texto ao lado esquerdo do FAQ.
Com objetivo de ser totalmente livre de publicidade, o Ello terá em breve funcionalidades premium, isto é, recursos extras para usuários que desejarem pagar por eles, e que irão gerar receita para que a página se mantenha.
Segundo a equipe, o site não ganha dinheiro com anúncios. Portanto, caso algum usuário sinta-se incomodado por ver uma propaganda dentro de um vídeo do YouTube, por exemplo, ou outra mídia com um anúncio embutido, ele pode deixar de seguir a pessoa.
Fonte: TechTudo.
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