Adquirido pelo Google no ano passado, o Waze é um eficiente serviço de orientação que informa em tempo real o mapeamento do trânsito e mudanças nas condições de tráfego nas estradas, baseado em informações fornecidas pelos próprios usuários. Os dados movimentados pelo serviço se mostraram valiosos não só para seus usuários, como para o próprio Google – que está usando essa tecnologia para aprimorar a eficiência do Google Maps – e agora os governos também passaram a enxergar benefícios no serviço.
Cientes disso, os responsáveis pelo Waze resolveram lançar um programa de parceria intitulado Cidadãos Conectados (Connected Citizens), que consiste no compartilhamento de relatórios anônimos de tráfego e condições viárias para que governos de diversos países possam prover maior segurança a seus habitantes. Em troca, os governos fornecerão ao Waze informações sobre projetos públicos, obras em andamento e eventos agendados como reparos e fechamentos de estradas.
A preocupação com a privacidade não foi deixada de lado: Di-Ann Eisnor, da Waze, informou ao The Next Web que a troca de dados envolverá apenas alertas marcados como públicos: a companhia se comprometeu a não compartilhar dados sensíveis como identidade e localização precisa de usuários.
Os 10 primeiros governos a fecharem parceria com o Waze e serem beneficiados com o programa "Cidadãos Conectados" até o momento são os seguintes:
- Distrito Policial de Nova Iorque;
- Tel Aviv, Israel;
- Jakarta, Indonésia;
- Rio de Janeiro, Brasil;
- San José, Costa Rica;
- Barcelona, Espanha (além do governo da Catalunha);
- Boston, EUA;
- Flórida, EUA;
- Utah, EUA;
- Los Angeles, EUA.
Matéria completa: http://canaltech.com.br
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.