quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Com GVT, Telefónica aperta disputa pela liderança de banda larga no Brasil

Telefônica
Anatel divulgou dados que mostram o desenvolvimento da internet no Brasil e das prestadoras de serviço relacionadas às telecomunicações. Os dados sobre acesso à banda larga fixa no Brasil mostram que em agosto de 2014, o país possuía 23,46 milhões de acessos. Saiu no Convergência Digital.

Deste número divulgado pela agência, o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) estava presente em 35,83% dos domicílios. O cable modem representa 30,92%, ou mais precisamente 7.252.741 dos acessos ativos. Ainda há o XDSL, que lidera o mercado com 13.354.061 de acessos ativos, representando um percentual de 56,93%, mais do que a metade dos tipos de conexões de banda larga no país. 

De acordo com os dados, a fibra óptica já é uma realidade no país, mas com crescimento lento, respondendo por 849.198 acessos ativos, apenas 3,62%. O acesso via satélite, que está em queda, responde por apenas 0,26%, ou 59.884 acessos.

Os dados referentes às prestadoras de serviço mostram que o mexicano Grupo Telmex, que detém a Embratel, Claro e NET, está liderando com 7.213.823 milhões de acessos, o que significa 30,75% do market share. A operadora Oi é a segunda colocada, com 6.537.339 acessos ativos, ou 27,87%. A Telefónica, que responde por boa parte dos acessos no estado mais representativo do país, São Paulo, aparece na terceira posição, com 4.343.366 de acessos ativos.

A briga pela liderança do mercado de banda larga fixa não está totalmente folgada nas mãos do Grupo Telmex. Com a compra da GVT, a Telefónica passa a somar mais 2.826.050 acessos ativos, o que representa um total de 7.199.416 milhões de acessos, encostando assim no grupo mexicano de telecomunicações.

A TIM, que trabalha com o Live TIM para banda larga, aparece com 0,59% do market share, ou 138.029 acessos ativos. A Algar Telecom soma um total de 407.489 mil acessos, ou 1,74%.


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