A Western Digital anunciou o lançamento de mais dois modelos para sua linha de discos rígidos HelioSeal. A linha é composta de equipamentos hermeticamente fechados com hélio, o que ajuda a reduzir a fricção e o uso de energia elétrica. Os novos HDs possuem capacidade de 8 e 10 TB, maiores que o último exemplar anunciado em novembro de 2013, que era capaz de armazenar até 6 TB.
Os drives de hélio precisam de menos energia e operam entre quatro e cinco graus mais frios que os modelos baseados em ar. Além disso, por serem selados, mantêm fora a humidade e outras partículas que poderiam danificar o disco. A intenção da HGST – a subsidiária da WD responsável pelo lançamento – é não produzir mais HDs com ar para data centers já em 2017, substituindo-os por modelos baseados em hélio.
O disco de 8 TB da WD usa a tecnologia PMR (“gravação magnética perpendicular”, em tradução da sigla em inglês) que é a geralmente utilizada em discos rígidos. Já o modelo de 10 TB tem o sistema SMR (“gravação magnética em telhas”, em tradução livre), uma técnica criada pela Seagate que permite aumentar o tamanho de um hardware gravando os dados em blocos sobrepostos, como se fossem as telhas de uma casa.
Segundo a HGST, o uso do hélio permitiu sobrepor sete blocos de dados, o que reduziu o uso de energia em 23% no modo de espera e o consumo de watts por terabyte de capacidade em 44% em relação ao drive de 6 TB. Uma das desvantagens da tecnologia SMR é que ela é um pouco mais lenta, o que pode afetar sua performance.
Por isso, o drive de 10 TB é recomendado para arquivos e servidores de armazenamento na nuvem, enquanto o de 8 TB seria para armazenamento de acesso rápido. Os dois modelos possuem cache de 128 MB, garantia de cinco anos e expectativa de vida de 2 milhões de horas em média. Os dois modelos foram colocados à venda nesta quarta-feira (10) nos Estados Unidos.
Via HGST e Computer World
Fonte: TechTudo.
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.