sábado, 20 de setembro de 2014

Com receio de atrapalhar 5G, Anatel recua no 'backhaul sem fio’

Antena
Nesta quinta-feira (18), a Anatel resolveu avaliar uma proposta de um novo regulamento para a utilização das faixas de 71 a 76 GHz e 81 a 86 GHz, parte do espectro que é utilizada em alguns países para transmissão de dados sem fio em altas velocidades, também chamada de "backhaul sem fio", em trechos curtos. O Conselho Diretor da Agência resolveu adiar uma decisão por desconfiar de um possível conflito com um futuro 5G, segundo o site Convergência Digital.

O conselheiro Igor de Freitas realizou tal afirmação ao pedir vistas do voto apresentado por Marcelo Bechara. “Como esta é uma faixa que é listada como potencial para uso do 5G, seria conveniente avaliarmos um eventual conflito em termos de serviços na mesma frequência”, declarou.

Em especial nos Estados Unidos, as soluções para transmissão em alta velocidade estão presentes desde 2006, mesmo apresentando dificuldades similares às transmissões por micro-ondas. Essa faixa de 70-80 GHz é usada para conectar pontos fixos.

Essa fatia do espectro realiza conexões sem fio em altas velocidades em cidades grandes, cujo custo para o aterramento de fibras ópticas pode impedir alguns investimentos. Por conta disso, é realizada a instalação de equipamentos no alto de prédios para garantir transmissões em altas velocidades.

Geralmente, os problemas com relação às faixas mais elevadas fazem com que elas sejam utilizadas para cobrir distâncias por volta de 3 Km. Esse mecanismo parece funcionar corretamente, visto que existem várias fabricantes fornecendo equipamentos para sua implementação. O sistema pode chegar a alcançar taxas de transferências de 1 Gbps em distâncias próximas a 1,5 km.


Matéria completa: http://corporate.canaltech.com.br
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.