segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Novo experimento do Google Chrome conta a história do ISEE-3 no Espaço

Em comemoração à passagem da famosa nave espacial ISEE-3, da NASA, pela Lua, no último domingo (10), o Google lançou um projeto que conta a história dela na Internet. No site “A Spacecraft for All” (Uma nave espacial para todos), é possível ler sobre a sonda e acessar dados que ela está coletando em tempo real.
Site mostra trajetória de sonda espacial (Foto: Reprodução/YouTube)Site mostra trajetória de sonda espacial (Foto: Reprodução/YouTube)
Após fazer história no Espaço, ela está voltando à Terra, e o Google permite que todos os internautas acompanhem o seu posicionamento. No site do projeto, é contada a trajetória da ISEE-3 usando os gráficos WebGL do Google Chrome e vídeos, tornando a história ainda mais interessante.
A ISEE-3 foi lançada ao Espaço para estudar o Sol em 1978, e redefiniu o conceito sobre os vôos ao Espaço. Agora, está em uma missão para se tornar a primeira nave espacial “cidadã”, com os dados acessíveis por todos, graças a uma campanha de crowdfunding, chamada The ISEE-3: Reboot Project.
A sonda ISEE 3 tinha como principais finalidades investigar as relações entre Sol e Terra, além de vento, formação de ondas de choque, movimentos na camada de plasma e raios cósmicos. Em 1985, cruzou a cauda do cometa Giacobini-Zinner e seguiu em direção ao cometa Halley no ano seguinte.
Para conhecer esta história em mais detalhes, basta acessar spacecraftforall.com e clicar em “See the Journey”. A animação vai começar e você poderá ver as informações divididas por anos: 1978, 1982, 1986 e 2014, além de “Hoje” (Today). Em “Data”, você vê os dados da última sincronização da sonda. Além do site, um perfil no Google+ foi criado para o novo projeto do Google ser divulgado entre seus seguidores.
Chrome Experiment
Este é mais um Chrome Experiment, ou experimento do Google Chrome. O Google costuma fazer isso com certa frequência, para exemplificar toda a tecnologia que o navegador pode disponibilizar ao usuário. 
Um deles, por exemplo, une o browser e códigos QR para aumentar a interação. Outros, mais divertidos,têm o Papai Noel e efeitos de colisão.
Confira um vídeo do Chrome Experiment do ISEE-3:
Fonte: Tech Tudo.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.