A Apple lança a sua rede de distribuição de conteúdo na Europa e nos Estados Unidos e opta por pagar, a fim de desfrutar de melhores interconexões.
Até então, vídeos, softwares ou músicas propostas pela Apple eram distribuídos por empresas parceiras. No entanto, a Apple, que gosta de ter controle sobre tudo, vem trabalhando, há mais de um ano, na criação da sua própria rede de distribuição de conteúdo, ou CDN (Content Delivery Network).
Dan Rayburn, analista do setor, da Frost & Sullivans e vice-presidente do site StreamingMedia, acaba de anunciar que a CDN da Apple já está em funcionamento na Europa e nos Estados Unidos. Segundo ele, a Apple não faz as coisas pela metade pois prevê uma capacidade de vários terabits por segundo. De acordo com as estimativas de Dan Rayburn, a Apple deve investir mais de 100 milhões de dólares em 2014 para desenvolver a sua CDN. Se a rede for funcional, a Apple vai alternar, gradualmente, o tráfego, já que o grupo ainda está usando os serviços de Akamai, para o iTunes, e os de Nível 3, para Rádio e downloads de aplicativos. Sem dar datas precisas, o tráfego alternará, gradualmente, para a rede da Apple.
Além disso, Dan Rayburn revela que a Apple optou por pagar alguns provedores de acesso à internet americanos, para se beneficiar de uma melhor interconexão.
Esta prática não é incomum, e permitirá que os detentores de dispositivos da Apple desfrutem de uma rede de qualidade. Elemento importante, especialmente quando as atualizações são executadas. No entanto, pagar para ter uma melhor qualidade de serviço leva a uma internet diversificada e, consequentemente, contra a neutralidade da rede.
Foto: © Apple.Fonte: Kioskea.
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.