Aaron Swartz foi um dos ativistas mais conhecidos da era digital. O programador americano é co-autor da especificação RSS e um dos fundadores do Reddit. O jovem de 26 anos se matou em janeiro do ano passado.
Um documentário sobre sua vida foi financiado coletivamente no Kickstarter, conseguindo US$ 94 mil, acima do objetivo inicial de US$ 75 mil. O filme intitulado "O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz" (The Internet's Own Boy: The Story of Aaron Swartz) já está disponível gratuitamente em português para os internautas no YouTube. A tradução, em versão legendada não-oficial, é resultado de outro trabalho coletivo online.
Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
A produção teve estreia mundial no festival de Sundance deste ano e é dirigido por Brian Knappenberger, que já produziu um documentário sobre o grupo de hackers Anonymous. O filme conta como Swartz contribuiu em questões importantes da internet atual e participou de discussões sobre a pirataria nos EUA.
O jovem baixou e tentou disponibilizar 5 milhões de artigos da JSTOR, serviço que só permite acesso mediante assinatura. Tal questão o levou a uma batalha judicial com o governo americano, resultando em seu suicídio. Aaron Swartz poderia pegar uma pena de mais de 30 anos e uma multa milionária.
O caso de Swartz rendeu novos debates sobre a pirataria e acesso à propriedade intelectual na rede.
Matéria completa: http://canaltech.com.br
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.