Organizado pelo Google, o projeto para aproximar crianças e jovens dos esportes misturou uma visita guiada ao Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembú, em São Paulo, com uma oficina de criação artística de doodles sobre a Copa do Mundo na última quinta-feira (10). Com inscrição aberta ao público e gratuita, o gigante de buscas dividiu o encontro entre dois grupos: crianças de 8 a 11 anos e jovens de 12 a 15 anos. O objetivo é, também, que os desenhos que, ocasionalmente, substituem o logo do Google na página inicial do buscador, estimulem o interesse dessa geração por design e animação.
Eu não sabia mexer no computador, então eu fazia minhas animações num flip book
Matthew Cruickshank
O evento contou com a presença de dois responsáveis pelas ilustrações que vêm animando a página do Google no mundial, Matthew Cruickshank e Ryan Germick, e propôs que cada criança criasse o seu próprio doodle inspirada no evento que tomou conta da agenda dos brasileiros entre junho e julho.
Cruickshank é o líder do projeto de desenhos para a Copa do Mundo e conduziu a oficina pessoalmente. O designer tentou inspirar as crianças a desenhar mesmo que não tenham muito contato com tecnologia.
“Quando eu era da idade de vocês, eu não sabia mexer no computador, então eu fazia minhas animações num flip book [bloquinho de giro rápido]. E é por aí que comecei a entender sobre animações”, explicou.
O objetivo foi engajar jovens e crianças de oito a 15 anos na história do futebol brasileiro e, ao mesmo tempo, fazer com que tivessem contato com o movimento cultural de arte digital na Internet.
Ao final da oficina, cada jovem mostrou sua criação, a maioria delas retratava diferentes jogadores da Seleção brasileira – com uma compreensiva dominância nas letras caracterizadas como Neymar Jr. e David Luiz, jogadores da Seleção Brasileira que ganharam destaque durante os jogos do mundial.
Doodles no Brasil
Foi a primeira vez que o Google trouxe pessoas de sua equipe de doodlers para o Brasil, que vieram produzir em tempo real os desenhos sobre o evento esportivo. O gesto de aproximação com as crianças no Museu do Futebol, embora pontual, é parte da prática constante da equipe artística do Google.
Nos Estados Unidos, o mesmo grupo já organizou diversos concursos populares para a criação do melhor doodle, o Doodle 4 Google. Os vencedores podem passar um dia com a equipe criativa e têm suas artes estampadas como um Doodle do Google, para que todos os PCs do país o vejam.
via Tech Tudo.
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.